dc.contributor.advisor | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.author | Rohr, Thais de Melo Antunes | |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T18:23:25Z | |
dc.date.available | 2023-05-04T18:23:25Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | ROHR, Thais de Melo Antunes. As ações complementares de ensino e a formação humana integral: um encontro possível. 2023. 136f. Dissertação (Mestrado) - Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3186 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada no Programa de Mestrado
Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na linha de pesquisa
Práticas Educativas. De abordagem qualitativa, a pesquisa investigou as Ações
Complementares ao Ensino (ACE) desenvolvidas no Instituto Federal do Espírito
Santo - Campus Vitória e as intercessões possíveis entre tais ações e a Formação
Humana Integral (FHI). O problema que movimenta a pesquisa é: de que forma as
Ações Complementares de Ensino podem contribuir para a promoção de uma
formação humana integral no Ifes Campus Vitória? Objetivamos, de forma geral
analisar as possíveis contribuições das Ações Complementares de Ensino
desenvolvidas no Ifes Campus Vitória para a formação humana integral. A
metodologia de produção de dados foi a seleção de três ações complementares
realizadas no Campus Vitória. Feita esta seleção, foram realizadas entrevistas com
os coordenadores de cada ação individualmente, além de análise documental dos
formulários de cadastro e de relatórios de execução. Para realizar esta análise,
foram utilizadas categorias de análise que englobavam a formação humana integral,
a educação emancipadora, a formação para o mercado ou mundo do trabalho, o
direito de saber e finalmente, a transformação social. Os resultados desta pesquisa
apontam para a confirmação da possibilidade do encontro entre as Ações
Complementares ao Ensino e a Formação Humana Integral, contemplando as
categorias de análise em plenitude. Ainda, a pesquisa fez a escuta dos
coordenadores a respeito de pontos fortes e desafios envolvidos nas ACE. Como
pontos fortes foram destacados a liberdade que os coordenadores têm de planejar a
ação e os estudantes de participar, a satisfação de conseguir trabalhar para além
dos conteúdos previstos no currículo prescrito e a possibilidade de gerar
transformação. Como desafios, foi mencionada a necessidade de maior
compreensão do fluxo processual, a burocracia envolvida nas ACE, além da
necessidade de mais acompanhamento pedagógico. O produto educacional
produzido pela pesquisa veio ao encontro das necessidades levantadas pelos
coordenadores: melhorar a compreensão dos procedimentos envolvidos na abertura
das ACE, de forma objetiva e em linguagem acessível. Também foi disponibilizado
de forma centralizada a documentação necessária para abertura de ACE num link,
facilitando o acesso aos formulários. Trata-se de um Guia de Ações
Complementares ao Ensino que buscou não apenas facilitar o entendimento dos
fluxos de processo, mas principalmente, destacar a possibilidade de promoção de
transformação social e convidar os servidores a abrir mais ações, cada vez mais
comprometidas com um mundo mais igualitário e justo. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This dissertation presents a research carried out in the Professional Master's
Program in Professional and Technological Education (ProfEPT). This research
investigated the Complementary Actions to Teaching (CAT) developed at the Federal
Institute of Espírito Santo - Campus Vitória and the possibility of the meeting of such
actions with Integral Human Formation (IHF). The research problem concerns the
possibility of Complementary Teaching Actions contributing to the promotion of an
integral human formation at Ifes Campus Vitória. To carry out this analysis, analysis
categories were used that encompassed integral human formation, emancipatory
education, formation for the market or world of work, the right to know and, finally,
social transformation. The general objective was to analyze the possible contributions
of Complementary Teaching Actions developed at Ifes Campus Vitória for integral
human formation. The data production methodology was the selection of three
complementary actions carried out on Campus Vitória. Once this selection was made,
interviews were conducted with the coordinators of each action individually, in
addition, documental analysis of registration forms and execution reports. The results
of this research point to the confirmation of the possibility of the meeting among
Complementary Actions to Teaching and Integral Human Formation, contemplating
the categories of analysis in fullness. Also, the research listened to the coordinators
about the strengths and challenges involved in the CAT. As strong points, the
freedom that the coordinators have to plan the action and that of the students to
participate, the satisfaction of being able to work beyond the contents foreseen in the
prescribed curriculum and the possibility of generating transformation were
highlighted. As challenges, the need for greater understanding of the procedural flow,
the bureaucracy involved in the CATs, in addition to the need for pedagogical follow up, was mentioned. The educational product produced by the research met the
needs raised by the coordinators: to improve the understanding of the procedures
involved in opening the ACEs, in an objective way and in accessible language. The
necessary documentation for opening an ACE was also made centrally available via
link, facilitating access to the forms. It is a Guide to Complementary Actions to
Teaching that sought not only to facilitate the understanding of process flows, but
mainly, to highlight the possibility of promoting social transformation and invite
servants to initiate more actions, increasingly committed to a fair world. | pt_BR |
dc.format.extent | 136 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Escolas – Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.title | As ações complementares de ensino e a formação humana integral : um encontro possível | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Faculdade Estácio de Sá | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Resende, Aldo | |
dc.contributor.member | Alvarenga, Elda | |
Redes Sociais