As ações complementares de ensino e a formação humana integral : um encontro possível

Rohr, Thais de Melo Antunes (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) na linha de pesquisa Práticas Educativas. De abordagem qualitativa, a pesquisa investigou as Ações Complementares ao Ensino (ACE) desenvolvidas no Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Vitória e as intercessões possíveis entre tais ações e a Formação Humana Integral (FHI). O problema que movimenta a pesquisa é: de que forma as Ações Complementares de Ensino podem contribuir para a promoção de uma formação humana integral no Ifes Campus Vitória? Objetivamos, de forma geral analisar as possíveis contribuições das Ações Complementares de Ensino desenvolvidas no Ifes Campus Vitória para a formação humana integral. A metodologia de produção de dados foi a seleção de três ações complementares realizadas no Campus Vitória. Feita esta seleção, foram realizadas entrevistas com os coordenadores de cada ação individualmente, além de análise documental dos formulários de cadastro e de relatórios de execução. Para realizar esta análise, foram utilizadas categorias de análise que englobavam a formação humana integral, a educação emancipadora, a formação para o mercado ou mundo do trabalho, o direito de saber e finalmente, a transformação social. Os resultados desta pesquisa apontam para a confirmação da possibilidade do encontro entre as Ações Complementares ao Ensino e a Formação Humana Integral, contemplando as categorias de análise em plenitude. Ainda, a pesquisa fez a escuta dos coordenadores a respeito de pontos fortes e desafios envolvidos nas ACE. Como pontos fortes foram destacados a liberdade que os coordenadores têm de planejar a ação e os estudantes de participar, a satisfação de conseguir trabalhar para além dos conteúdos previstos no currículo prescrito e a possibilidade de gerar transformação. Como desafios, foi mencionada a necessidade de maior compreensão do fluxo processual, a burocracia envolvida nas ACE, além da necessidade de mais acompanhamento pedagógico. O produto educacional produzido pela pesquisa veio ao encontro das necessidades levantadas pelos coordenadores: melhorar a compreensão dos procedimentos envolvidos na abertura das ACE, de forma objetiva e em linguagem acessível. Também foi disponibilizado de forma centralizada a documentação necessária para abertura de ACE num link, facilitando o acesso aos formulários. Trata-se de um Guia de Ações Complementares ao Ensino que buscou não apenas facilitar o entendimento dos fluxos de processo, mas principalmente, destacar a possibilidade de promoção de transformação social e convidar os servidores a abrir mais ações, cada vez mais comprometidas com um mundo mais igualitário e justo.

ABSTRACT: This dissertation presents a research carried out in the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT). This research investigated the Complementary Actions to Teaching (CAT) developed at the Federal Institute of Espírito Santo - Campus Vitória and the possibility of the meeting of such actions with Integral Human Formation (IHF). The research problem concerns the possibility of Complementary Teaching Actions contributing to the promotion of an integral human formation at Ifes Campus Vitória. To carry out this analysis, analysis categories were used that encompassed integral human formation, emancipatory education, formation for the market or world of work, the right to know and, finally, social transformation. The general objective was to analyze the possible contributions of Complementary Teaching Actions developed at Ifes Campus Vitória for integral human formation. The data production methodology was the selection of three complementary actions carried out on Campus Vitória. Once this selection was made, interviews were conducted with the coordinators of each action individually, in addition, documental analysis of registration forms and execution reports. The results of this research point to the confirmation of the possibility of the meeting among Complementary Actions to Teaching and Integral Human Formation, contemplating the categories of analysis in fullness. Also, the research listened to the coordinators about the strengths and challenges involved in the CAT. As strong points, the freedom that the coordinators have to plan the action and that of the students to participate, the satisfaction of being able to work beyond the contents foreseen in the prescribed curriculum and the possibility of generating transformation were highlighted. As challenges, the need for greater understanding of the procedural flow, the bureaucracy involved in the CATs, in addition to the need for pedagogical follow up, was mentioned. The educational product produced by the research met the needs raised by the coordinators: to improve the understanding of the procedures involved in opening the ACEs, in an objective way and in accessible language. The necessary documentation for opening an ACE was also made centrally available via link, facilitating access to the forms. It is a Guide to Complementary Actions to Teaching that sought not only to facilitate the understanding of process flows, but mainly, to highlight the possibility of promoting social transformation and invite servants to initiate more actions, increasingly committed to a fair world.


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