Cartografia gamificada: conectivismo e gamificação no ensino aprendizagem de geografia nos anos finais
tcc
Este trabalho apresenta um levantamento literário sobre o debate de tecnologias no ambiente escolar e suas vantagens no processo de ensino aprendizagem, apresentando duas estratégias para o avanço da discussão sobre o tema: o conectivismo e a gamificação d a educação. O uso amplificado de plataformas com jogos educativos, o aumento de aplicativos com alguma abordagem que promova a aprendizagem para aparelhos smartphones e tablets e a crescente utilização de metodologias ativas baseadas em técnicas e estrutu ra de jogos, faz da gamificação um processo de ensino com grande potencial de ludificação nos últimos anos. Diante deste contexto, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso de estratégias de gamificação com o apoio de tecnologias digitais no e nsino de Cartografia na disciplina de Geografia nos anos finais. P romover a importância do uso de tecnologias e de estratégias de gamificação, para aprofundar, não somente, o conteúdo sobre Cartografia, mas também, qualquer conteúdo que possa ser adaptado, rompendo os limites tradicionais de transmissão de conhecimento, e colocando o discente como protagonista da construção e modificação da sua realidade. A metodologia consiste em uma abordagem qualitativa e descritiva a partir da elaboração e realização de uma sequência didática, com a participação do pesquisador professor. Com os resultados, busca se aplicação de novas tecnologias nas metodologias dos docentes, modificar a relação professor aluno, identificar as dificuldades dos alunos em relação ao conteú do e ao uso de ferramentas e plataformas digitais. The present study has a purpose to show a resource about the use of technology in aschool environment and how itcan be used to create advantages in the process of the students learning, introducting two strategies for the develop of the subject: conectivis mand gamification. The use of tools and dashboards with education games, and the increase of apps numbers which promote learning through the use of cellphones and tablets and the increase use of active methodologies based in technics and structure of games , make the gamification a process of teaching with a high potential of ludismin the last years. Facing this context, the goal of this study is to analise the use and strategies of gamification with the support of digital technology in Cartologyteaching in Geography subject. To promote the importance of the use of technologies and strategies of gamification, to go deeper, not only the content about Cartology , but also any other subject that could be adapted, breaking the traditional limits of the way the kno wledge is transmitted and putting the student as a protagonist of the building and modification of their reality. The methodology consists in a qualitative and descriptive approach from the creating and realization of a didactic sequence, with the featof th e reasercherteacher. With the results, the goal is the application of new technologies in the teacher’s methodologies, to change the relationship between teachers and students, and to identify the students’ difficulties in relation to the content and the u se of digital tools and platforms.
Redes Sociais