Show simple item record

Elaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com o tema gerador: corrosão de navios

dc.contributor.advisorZanetti Neto, Giovani
dc.contributor.authorSperandio, Gabriela Feller
dc.date.accessioned2023-04-27T14:02:28Z
dc.date.available2023-04-27T14:02:28Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSPERANDIO, Gabriela Feller. Elaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com o tema gerador: corrosão de navios. 2022. 51 f. Monografia (Especialização Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus CEFOR, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3167
dc.description.abstractDiante da atual conjuntura pandêmica, com suspensão de aulas presenciais e necessidade de reinvenção das práticas pedagógicas, fez-se possível a inserção de tecnologias digitais e uso das metodologias ativas no aprendizado do discente, tornando-o agente ativo do processo de aprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo desenvolver uma intervenção pedagógica na disciplina de Química no curso Técnico de Portos integrado ao Ensino Médio, utilizando uma metodologia ativa e sequência didática composta por atividades planejadas para lecionar sobre o tema gerador: corrosão de navios. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual utilizaram-se como principais autores: José Moran (1997, 2015, 2017), Silva; Martins; Silva (2020) e Reis (2014). Na intervenção pedagógica foi utilizada a ferramenta de questionário do Google Forms, semi estruturada, contendo perguntas abertas, para avaliação do aprendizado, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizado - Moodle. Através do resultado automático do questionário é possível avaliar a aprendizagem da turma ao término da aula assíncrona.pt_BR
dc.description.abstractGiven the current pandemic situation, with suspension of classroom classes and the need to reinvent pedagogical practices, it became possible to insert digital technologies and use active methodologies in student learning, making them an active agent in the learning process. This work aims to develop a pedagogical intervention in Chemistry in High School, through a didactic sequence composed of activities planned to teach about the generator theme: ship corrosion. To achieve the objective of this study, a bibliographical and documentary research was used as a methodology, in which the main authors were: José Moran (1997, 2015), Silva; Martins; Silva (2020) and Reis (2014). In the pedagogical intervention, the Google Forms questionnaire tool was used, semi-structured, containing open questions, for learning assessment, within the Virtual Learning Environment - Moodle. Through the automatic result of the questionnaire, it was possible to assess the learning of the class at the end of the asynchronous class.pt_BR
dc.format.extent51 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMateriais - Corrosãopt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.titleElaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com o tema gerador: corrosão de naviospt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberMendes, Josino Lucindo Junior
dc.contributor.memberCoelho, Marco Antônio Pereira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record