dc.contributor.advisor | Zanetti Neto, Giovani | |
dc.contributor.author | Sperandio, Gabriela Feller | |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T14:02:28Z | |
dc.date.available | 2023-04-27T14:02:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SPERANDIO, Gabriela Feller. Elaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com o tema gerador: corrosão de navios. 2022. 51 f. Monografia (Especialização Lato Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus CEFOR, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3167 | |
dc.description.abstract | Diante da atual conjuntura pandêmica, com suspensão de aulas presenciais e necessidade de
reinvenção das práticas pedagógicas, fez-se possível a inserção de tecnologias digitais e uso
das metodologias ativas no aprendizado do discente, tornando-o agente ativo do processo de
aprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo desenvolver uma intervenção pedagógica na
disciplina de Química no curso Técnico de Portos integrado ao Ensino Médio, utilizando uma
metodologia ativa e sequência didática composta por atividades planejadas para lecionar sobre
o tema gerador: corrosão de navios. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como
metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual utilizaram-se como principais
autores: José Moran (1997, 2015, 2017), Silva; Martins; Silva (2020) e Reis (2014). Na
intervenção pedagógica foi utilizada a ferramenta de questionário do Google Forms, semi
estruturada, contendo perguntas abertas, para avaliação do aprendizado, dentro do Ambiente
Virtual de Aprendizado - Moodle. Através do resultado automático do questionário é possível
avaliar a aprendizagem da turma ao término da aula assíncrona. | pt_BR |
dc.description.abstract | Given the current pandemic situation, with suspension of classroom classes and the need to
reinvent pedagogical practices, it became possible to insert digital technologies and use active
methodologies in student learning, making them an active agent in the learning process. This
work aims to develop a pedagogical intervention in Chemistry in High School, through a
didactic sequence composed of activities planned to teach about the generator theme: ship
corrosion. To achieve the objective of this study, a bibliographical and documentary research
was used as a methodology, in which the main authors were: José Moran (1997, 2015), Silva;
Martins; Silva (2020) and Reis (2014). In the pedagogical intervention, the Google Forms
questionnaire tool was used, semi-structured, containing open questions, for learning
assessment, within the Virtual Learning Environment - Moodle. Through the automatic result
of the questionnaire, it was possible to assess the learning of the class at the end of the
asynchronous class. | pt_BR |
dc.format.extent | 51 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Materiais - Corrosão | pt_BR |
dc.subject | Eletroquímica | pt_BR |
dc.title | Elaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com o tema gerador: corrosão de navios | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Mendes, Josino Lucindo Junior | |
dc.contributor.member | Coelho, Marco Antônio Pereira | |
Redes Sociais