Elaboração de uma sequência didática no ensino de química estruturada em uma metodologia ativa com o tema gerador: corrosão de navios
tcc
Diante da atual conjuntura pandêmica, com suspensão de aulas presenciais e necessidade de reinvenção das práticas pedagógicas, fez-se possível a inserção de tecnologias digitais e uso das metodologias ativas no aprendizado do discente, tornando-o agente ativo do processo de aprendizagem. Esse trabalho tem por objetivo desenvolver uma intervenção pedagógica na disciplina de Química no curso Técnico de Portos integrado ao Ensino Médio, utilizando uma metodologia ativa e sequência didática composta por atividades planejadas para lecionar sobre o tema gerador: corrosão de navios. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica e documental, na qual utilizaram-se como principais autores: José Moran (1997, 2015, 2017), Silva; Martins; Silva (2020) e Reis (2014). Na intervenção pedagógica foi utilizada a ferramenta de questionário do Google Forms, semi estruturada, contendo perguntas abertas, para avaliação do aprendizado, dentro do Ambiente Virtual de Aprendizado - Moodle. Através do resultado automático do questionário é possível avaliar a aprendizagem da turma ao término da aula assíncrona.
Given the current pandemic situation, with suspension of classroom classes and the need to reinvent pedagogical practices, it became possible to insert digital technologies and use active methodologies in student learning, making them an active agent in the learning process. This work aims to develop a pedagogical intervention in Chemistry in High School, through a didactic sequence composed of activities planned to teach about the generator theme: ship corrosion. To achieve the objective of this study, a bibliographical and documentary research was used as a methodology, in which the main authors were: José Moran (1997, 2015), Silva; Martins; Silva (2020) and Reis (2014). In the pedagogical intervention, the Google Forms questionnaire tool was used, semi-structured, containing open questions, for learning assessment, within the Virtual Learning Environment - Moodle. Through the automatic result of the questionnaire, it was possible to assess the learning of the class at the end of the asynchronous class.
Redes Sociais