A construção dos saberes na alfabetização de estudantes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade potencializados por jogos digitais

Araújo, Maria do Socorro de (2021-06-30)

tcc

A proposta da pesquisa é investigar e apresentar uma possibilidade de aprendizado e desenvolvimento da criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) por meio dos jogos digitais no processo de alfabetização. Para isso, foi abordado a temática sobre o transtorno, suas implicações no aprendizado do estudante, um histórico sobre a alfabetização e seus métodos tradicionais e sua evolução para o construtivismo e como os jogos podem auxiliar esse processo. A pesquisa teve início a partir da observação, onde não foi identificado projetos específicos com jogos digitais na instituição, para possibilitarem a construção de saberes na alfabetização e letramento do aluno com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tendo evoluído para uma proposta pedagógica por meio de dois jogos com o propósito de exercitar a memória e concentração do estudante, desenvolver a leitura e a escrita. Espera-se que seja evidenciada a eficácia dos jogos a uma turma e posteriormente seja expandida a outras turmas.


Collections: