dc.contributor.advisor | Cavalari Júnior, Octávio | |
dc.contributor.author | Amaral, Jefferson Pinheiro do | |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T15:51:15Z | |
dc.date.available | 2023-04-26T15:51:15Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | AMARAL, Jefferson Pinheiro do. O ensino profissional policial militar: articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldados. 2022. 141 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, , Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3164 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Espírito Santo, teve por objetivo analisar como os professores do
Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo buscam
articular a dimensão teórica dos conteúdos apresentados em sala de aula com a
dimensão relacionada à prática profissional, de forma a superar a dicotomia
existente entre a teoria e a prática, preparando os indivíduos para o mundo do
trabalho. Como metodologia, optou-se pelo uso de entrevistas de roteiro
semiestruturados, com a meta de coletar dados a fim de subsidiar o estudo. Os
dados quantitativos coletados durante o processo ancoram a análise qualitativa,
servindo de parâmetros para as estruturas de análise, contribuindo para o exame e a
compreensão do estudo. Verificou-se que a superação da premissa da
disciplinarização do conhecimento se dá, predominantemente, de forma intencional,
por meio das abordagens pedagógicas ao longo das atividades ligadas ao ensino,
auxiliada pela organização que perpassa o Projeto Pedagógico do Curso, assim
como de fundamentos intrínsecos às categorias teóricas transversalidade e
interdisciplinaridade. Surge, no contexto da pesquisa, a categoria teórica uso da
força como elemento de dupla dimensão: uma transversal e outra simplificadora, em
que a primeira remete à natureza da força como elemento intrínseco ao trabalho
policial e, portanto, presente na maioria das discussões e conteúdos em sala de
aula; e a segunda, à dimensão instrumental e simplificadora, tal como reportada por
Bittner (2017). Destaca-se, desse contexto, que o trabalho docente é conduzido com
o propósito de romper com o uso simplista da concepção do uso da força em virtude
das percepções pré-estabelecidas apresentadas pelos alunos ingressantes na
profissão policial militar. Devido à dimensão simplificadora identificada, foi elaborado
o produto educacional O uso da força como paradigma simplificador no ensino
policial militar: articulações entre teoria e prática no curso superior de tecnologia em
segurança pública – formação de soldados (Polícia Militar do Espírito Santo), a fim
de fomentar discussões, ampliando o debate sobre a temática, principalmente no
âmbito da formação policial militar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) | pt_BR |
dc.format.extent | 141 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Ciência militar | pt_BR |
dc.subject | Policiais | pt_BR |
dc.subject | Formação policial | |
dc.title | O ensino profissional policial militar : articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldados | pt_BR |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Academia de Polícia Militar do Espírito Santo | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Educação Profissional e Tecnológica | |
dc.contributor.member | Jesus, Renata Gomes de | |
dc.contributor.member | Grobério, Sônia do Carmo | |
Redes Sociais