Show simple item record

O ensino profissional policial militar : articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldados

dc.contributor.advisorCavalari Júnior, Octávio
dc.contributor.authorAmaral, Jefferson Pinheiro do
dc.date.accessioned2023-04-26T15:51:15Z
dc.date.available2023-04-26T15:51:15Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationAMARAL, Jefferson Pinheiro do. O ensino profissional policial militar: articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldados. 2022. 141 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, , Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3164
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, teve por objetivo analisar como os professores do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo buscam articular a dimensão teórica dos conteúdos apresentados em sala de aula com a dimensão relacionada à prática profissional, de forma a superar a dicotomia existente entre a teoria e a prática, preparando os indivíduos para o mundo do trabalho. Como metodologia, optou-se pelo uso de entrevistas de roteiro semiestruturados, com a meta de coletar dados a fim de subsidiar o estudo. Os dados quantitativos coletados durante o processo ancoram a análise qualitativa, servindo de parâmetros para as estruturas de análise, contribuindo para o exame e a compreensão do estudo. Verificou-se que a superação da premissa da disciplinarização do conhecimento se dá, predominantemente, de forma intencional, por meio das abordagens pedagógicas ao longo das atividades ligadas ao ensino, auxiliada pela organização que perpassa o Projeto Pedagógico do Curso, assim como de fundamentos intrínsecos às categorias teóricas transversalidade e interdisciplinaridade. Surge, no contexto da pesquisa, a categoria teórica uso da força como elemento de dupla dimensão: uma transversal e outra simplificadora, em que a primeira remete à natureza da força como elemento intrínseco ao trabalho policial e, portanto, presente na maioria das discussões e conteúdos em sala de aula; e a segunda, à dimensão instrumental e simplificadora, tal como reportada por Bittner (2017). Destaca-se, desse contexto, que o trabalho docente é conduzido com o propósito de romper com o uso simplista da concepção do uso da força em virtude das percepções pré-estabelecidas apresentadas pelos alunos ingressantes na profissão policial militar. Devido à dimensão simplificadora identificada, foi elaborado o produto educacional O uso da força como paradigma simplificador no ensino policial militar: articulações entre teoria e prática no curso superior de tecnologia em segurança pública – formação de soldados (Polícia Militar do Espírito Santo), a fim de fomentar discussões, ampliando o debate sobre a temática, principalmente no âmbito da formação policial militar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)pt_BR
dc.format.extent141 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectSistemas de segurançapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectCiência militarpt_BR
dc.subjectPoliciaispt_BR
dc.subjectFormação policial
dc.titleO ensino profissional policial militar : articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldadospt_BR
dc.typeDissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus Vitóriapt_BR
dc.contributor.institutionAcademia de Polícia Militar do Espírito Santopt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberJesus, Renata Gomes de
dc.contributor.memberGrobério, Sônia do Carmo


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record