O ensino profissional policial militar : articulações entre teoria e prática durante a ação docente no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública da Polícia Militar do Espírito Santo – Formação de soldados

Amaral, Jefferson Pinheiro do (2022)

Dissertação de mestrado

RESUMO: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, teve por objetivo analisar como os professores do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo buscam articular a dimensão teórica dos conteúdos apresentados em sala de aula com a dimensão relacionada à prática profissional, de forma a superar a dicotomia existente entre a teoria e a prática, preparando os indivíduos para o mundo do trabalho. Como metodologia, optou-se pelo uso de entrevistas de roteiro semiestruturados, com a meta de coletar dados a fim de subsidiar o estudo. Os dados quantitativos coletados durante o processo ancoram a análise qualitativa, servindo de parâmetros para as estruturas de análise, contribuindo para o exame e a compreensão do estudo. Verificou-se que a superação da premissa da disciplinarização do conhecimento se dá, predominantemente, de forma intencional, por meio das abordagens pedagógicas ao longo das atividades ligadas ao ensino, auxiliada pela organização que perpassa o Projeto Pedagógico do Curso, assim como de fundamentos intrínsecos às categorias teóricas transversalidade e interdisciplinaridade. Surge, no contexto da pesquisa, a categoria teórica uso da força como elemento de dupla dimensão: uma transversal e outra simplificadora, em que a primeira remete à natureza da força como elemento intrínseco ao trabalho policial e, portanto, presente na maioria das discussões e conteúdos em sala de aula; e a segunda, à dimensão instrumental e simplificadora, tal como reportada por Bittner (2017). Destaca-se, desse contexto, que o trabalho docente é conduzido com o propósito de romper com o uso simplista da concepção do uso da força em virtude das percepções pré-estabelecidas apresentadas pelos alunos ingressantes na profissão policial militar. Devido à dimensão simplificadora identificada, foi elaborado o produto educacional O uso da força como paradigma simplificador no ensino policial militar: articulações entre teoria e prática no curso superior de tecnologia em segurança pública – formação de soldados (Polícia Militar do Espírito Santo), a fim de fomentar discussões, ampliando o debate sobre a temática, principalmente no âmbito da formação policial militar.


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