Ensino por Investigação: uma proposta para o ensino de ondas sonoras no Ensino Médio

Santos, Ezequiel Bonfim dos ; Brozeguini, Jardel da Costa (2023)

livro

Este guia Guia Didático é o resultado de um estudo científico desenvolvido entre os anos de 2020 e 2022, durante a realização do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) do Instituto Federal do Espírito Santo. Ele está vinculado a uma pesquisa que investigou as possibilidades e os desafios do ensino de ondas sonoras no que tange à utilização do ensino por investigação como referencial norteador. A proposta didática foi aplicada em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino do Espírito Santo. Ele é destinado a professores do Ensino Médio, podendo auxiliá-los em sua prática docente na utilização de metodologias ativas no ensino de Física. Das atividades investigativas aplicadas podemos destacar na intervenção pedagógica as seguintes: leitura de texto, demonstração investigativa, atividade computacional investigativa e laboratório aberto. As orientações e experimentos a serem usados na intervenção didática estão presentes neste guia, ressaltando-se o seu potencial no desenvolvimento conceitual, atitudinal e procedimental do aluno. Ainda com o objetivo de situar o professor quanto à abordagem teórica, este guia contém uma breve revisão teórica do ensino por investigação que servirá de apoio ao profissional que opte por aplicar a sequência completa ou alguma de suas atividades.


Colecciones: