Ensino de educação financeira no ensino médio
tcc
RESUMO: Nesta pesquisa, investigamos o ensino da educação financeira no ensino médio, com foco na utilização do livro didático. Para isso, buscamos responder à seguinte pergunta: na percepção docente, quais as contribuições que a utilização do livro didático apresenta para o ensino da educação financeira no ensino médio? Como principal referencial teórico para embasar nosso estudo, utilizamos: D’Ambrosio (2012), Housel (2021) e Moran (2017). Quanto à metodologia, nesta pesquisa qualitativa, do método estudo de caso, utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário com 12 questões direcionadas a professores, desenvolvido por meio da ferramenta Google Forms. Apesar de os participantes da pesquisa indicarem pontos positivos, como a facilidade de acesso ao livro didático, os resultados revelaram que o livro não é a principal fonte para os docentes em questão ensinarem a educação financeira, pois, para eles, o material não aborda de forma expressiva o conteúdo referenciado.
ABSTRACT: In this research, we investigated the financial education teaching in high school, focusing on the use of textbook. For this, we seek to answer the following question: In the teacher's perception, what are the contributions that the use of textbook presents to financial education teaching in high school? As the main theoretical framework to support our study, we used: D'Ambrosio (2012), Housel (2021) and Moran (2017). As methodology, in this qualitative research, caracterized as a case study, we used a questionnaire with to collect data. This instrument was composed by 12 questions and developed from Google Forms. Although the research participants indicated positive points, such as the ease of access to the textbook, the results revealed that the book is not the main source for the teachers in question to teach financial education, since, for them, the material does not address the referenced content expressively.
Redes Sociais