dc.contributor.advisor | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.author | Miranda, Rebecca Stein | |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T16:25:59Z | |
dc.date.available | 2023-04-20T16:25:59Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MIRANDA, Rebecca Stein. Material educativo sobre medidas de comprimento no âmbito do clube de matemática e em oficina de formação de professores. 2022. 81 f. Monografia (Especialização) - Curso Superior de Licenciatura em Matemática), Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3155 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Este trabalho analisa propostas de tarefas de ensino para abordagem de conceitos de
medidas de comprimento, a partir de seu movimento lógico-histórico, em material
educativo para o ensino fundamental II desenvolvido em uma oficina de formação de
professores. Por meio de uma pesquisa teórico-empírica, esta investigação foi
desenvolvida no âmbito do Clube de matemática do Ifes, a partir de estudos teóricos
para elaboração de um material educativo sobre medidas de comprimento e em um
processo formativo do professor. Tem como questão de pesquisa: Como a utilização
de tarefas de ensino baseadas no movimento lógico-histórico, em um material
educativo, pode contribuir para um diálogo sobre conceitos e modos de ação para
ensinar medidas de comprimento em formação de professores? Para responder essa
questão, um material educativo foi produzido e suas tarefas de ensino foram
trabalhadas em uma oficina com licenciandos do curso de Matemática e professores
da educação básica, totalizando 23 participantes. Esta pesquisa tem como
referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski, a Teoria da Atividade, de
Leontiev e a Atividade Orientadora de Ensino, de Moura e colaboradores. Um
movimento lógico-histórico sobre a grandeza comprimento foi descrito neste trabalho.
Esse movimento é importante pois demonstra um processo de concepção do conceito
e seu desenvolvimento ao longo da história até se constituir conforme se apresenta
na atualidade. A pesquisa possui como instrumentos de produção de dados
observação participante com os recursos de gravações em áudio e vídeo e fotografias
de tarefas desenvolvidas. Os resultados indicam que a utilização desse material
contribui de forma positiva na formação do professor que investiga ideias relacionadas
às grandezas e medidas, incluindo identificação da grandeza, comparação, unidades
de medidas, e compreende o conceito de medidas de comprimento como medida
linear, que pode ser em linhas retas ou curvas e que está relacionada com o conceito
de distância. Percebe-se que a maneira como a proposta baseada na atividade
orientadora de ensino leva os participantes a dialogar sobre um processo de ensino e
aprendizagem que envolve o ensino de medidas de comprimento para além de
fórmulas e medidas padronizadas. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This work analyzes proposals for teaching tasks to approach length measurement
concepts, based on their logical-historical movement, in educational material for
elementary school II developed in a teacher training workshop. Through a theoretical empirical research, this investigation was developed within the scope of the Ifes Mathematics Club, from theoretical studies for the elaboration of an educational
material on length measurements and in a teacher's training process. Its research
question is: How can the use of teaching tasks based on logical-historical movement,
in an educational material, contribute to a dialogue about concepts and modes of action
to teach length measures in teacher training? To answer this question, an educational
material was produced and its teaching tasks were worked on in a workshop with
Mathematics undergraduates and basic education teachers, totaling 23 participants.
This research has as theoretical references the Historical-Cultural Theory, by
Vygotsky, the Activity Theory, by Leontiev and the Guiding Teaching Activity, by Moura
and collaborators. A logical-historical move on the length quantity was described in this
work. This movement is important because it demonstrates a process of conception of
the concept and its development throughout history until it was constituted as it is
today. The research has participant observation as data production instruments with
the resources of audio and video recordings and photographs of developed tasks. The
results indicate that the use of this material makes a positive contribution to the training
of teachers who investigate ideas related to magnitudes and measurements, including
identification of magnitudes, comparison, measurement units, and understand the
concept of length measurements as a linear measure, which can be in straight or
curved lines and that is related to the concept of distance. It is noticed that the way in
which the proposal based on the guiding teaching activity leads the participants to
dialogue about a teaching and learning process that involves the teaching of length
measurements in addition to standardized formulas and measures. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) | pt_BR |
dc.format.extent | 81 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Didática – Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem – Matemática | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.title | Material educativo sobre medidas de comprimento no âmbito do clube de matemática e em oficina de formação de professores | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vitória | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Matemática | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Lopes, Aparecida Ferreira | |
dc.contributor.member | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
Redes Sociais