Material educativo sobre medidas de comprimento no âmbito do clube de matemática e em oficina de formação de professores

Miranda, Rebecca Stein (2022)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este trabalho analisa propostas de tarefas de ensino para abordagem de conceitos de medidas de comprimento, a partir de seu movimento lógico-histórico, em material educativo para o ensino fundamental II desenvolvido em uma oficina de formação de professores. Por meio de uma pesquisa teórico-empírica, esta investigação foi desenvolvida no âmbito do Clube de matemática do Ifes, a partir de estudos teóricos para elaboração de um material educativo sobre medidas de comprimento e em um processo formativo do professor. Tem como questão de pesquisa: Como a utilização de tarefas de ensino baseadas no movimento lógico-histórico, em um material educativo, pode contribuir para um diálogo sobre conceitos e modos de ação para ensinar medidas de comprimento em formação de professores? Para responder essa questão, um material educativo foi produzido e suas tarefas de ensino foram trabalhadas em uma oficina com licenciandos do curso de Matemática e professores da educação básica, totalizando 23 participantes. Esta pesquisa tem como referenciais teóricos a Teoria Histórico-Cultural, de Vigotski, a Teoria da Atividade, de Leontiev e a Atividade Orientadora de Ensino, de Moura e colaboradores. Um movimento lógico-histórico sobre a grandeza comprimento foi descrito neste trabalho. Esse movimento é importante pois demonstra um processo de concepção do conceito e seu desenvolvimento ao longo da história até se constituir conforme se apresenta na atualidade. A pesquisa possui como instrumentos de produção de dados observação participante com os recursos de gravações em áudio e vídeo e fotografias de tarefas desenvolvidas. Os resultados indicam que a utilização desse material contribui de forma positiva na formação do professor que investiga ideias relacionadas às grandezas e medidas, incluindo identificação da grandeza, comparação, unidades de medidas, e compreende o conceito de medidas de comprimento como medida linear, que pode ser em linhas retas ou curvas e que está relacionada com o conceito de distância. Percebe-se que a maneira como a proposta baseada na atividade orientadora de ensino leva os participantes a dialogar sobre um processo de ensino e aprendizagem que envolve o ensino de medidas de comprimento para além de fórmulas e medidas padronizadas.

ABSTRACT: This work analyzes proposals for teaching tasks to approach length measurement concepts, based on their logical-historical movement, in educational material for elementary school II developed in a teacher training workshop. Through a theoretical empirical research, this investigation was developed within the scope of the Ifes Mathematics Club, from theoretical studies for the elaboration of an educational material on length measurements and in a teacher's training process. Its research question is: How can the use of teaching tasks based on logical-historical movement, in an educational material, contribute to a dialogue about concepts and modes of action to teach length measures in teacher training? To answer this question, an educational material was produced and its teaching tasks were worked on in a workshop with Mathematics undergraduates and basic education teachers, totaling 23 participants. This research has as theoretical references the Historical-Cultural Theory, by Vygotsky, the Activity Theory, by Leontiev and the Guiding Teaching Activity, by Moura and collaborators. A logical-historical move on the length quantity was described in this work. This movement is important because it demonstrates a process of conception of the concept and its development throughout history until it was constituted as it is today. The research has participant observation as data production instruments with the resources of audio and video recordings and photographs of developed tasks. The results indicate that the use of this material makes a positive contribution to the training of teachers who investigate ideas related to magnitudes and measurements, including identification of magnitudes, comparison, measurement units, and understand the concept of length measurements as a linear measure, which can be in straight or curved lines and that is related to the concept of distance. It is noticed that the way in which the proposal based on the guiding teaching activity leads the participants to dialogue about a teaching and learning process that involves the teaching of length measurements in addition to standardized formulas and measures.


Colecciones: