Transtorno do espectro autista: o uso da ludicidade como instrumento para o ensino-aprendizagem
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RESUMO: Esta pesquisa pretende discutir como a ludicidade pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com TEA. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, por meio de publicações, numa metodologia de leitura dialética, cuja característica principal consiste em comparação e confrontação de informações, visando a extrair uma síntese entre as ideias. Com isso, busca-se apresentar os conceitos relacionados ao TEA, especificamente no que diz respeito às funções executivas, aspecto esse que é afetado em decorrência do transtorno. No que diz respeito ao lúdico, é destacado que, muito mais do que brincadeiras e jogos, a ludicidade está associada ao prazer e a atividades diferentes. A pesquisa leva a considerar que a ludicidade é um instrumento que potencializa a prática pedagógica voltada para as pessoas com TEA, tanto por meio de brincadeiras, quanto através de práticas divertidas, diferentes e prazerosas que possam estimular a atenção e o interesse do estudante. De igual maneira, é apontado que as práticas propostas ganham maior eficiência quando realizadas no sentido de compensar os comprometimentos específicos causados pelo TEA nas funções executivas.
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