dc.contributor.advisor | Zorthêa, Kátia Silene | |
dc.contributor.author | Medeiros, Gizelia Fernanda Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-04-18T13:55:39Z | |
dc.date.available | 2023-04-18T13:55:39Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | Medeiros, Gizélia Fernanda Silva. Práticas pedagógicas em alfabetização e letramento na educação infantil. 2022. 65 p. Trabalho de Conclusão de curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espirito Santo, Colatina , 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3145 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho se pauta pela busca em saber como a escola pode promover a alfabetização e o letramento, por meio de práticas pedagógicas que auxiliam o desenvolvimento da criança. Este trabalho parte da hipótese de que as práticas docentes interferem diretamente no desenvolvimento e no sucesso da criança durante esse processo e, por isso, devem estar interligadas com a aprendizagem da leitura e a escrita. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e identificar práticas pedagógicas na Educação Infantil que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o estudo se pauta pela busca em saber como as práticas docentes podem auxiliar a criança na aquisição do conhecimento sobre a língua escrita. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, coletou dados das práticas docentes de alfabetização e letramento na Educação Infantil, que se encontram em duas dissertações, sendo: Lima (2010) e Silva (2016). A partir dos resultados obtidos, percebe-se que há muitas formas de se ensinar, contudo uma prática de ensino voltada para a alfabetização de forma lúdica, com atividades que envolvem jogos e brincadeiras a partir da leitura de diferentes gêneros textuais, favorece o desenvolvimento da aprendizagem da escrita alfabética. | pt_BR |
dc.format.extent | 65 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil, Alfabetização, Letramento | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas em alfabetização e letramento na Educação Infantil | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Itapina | pt_BR |
dc.contributor.member | Barros, Carla Rejane de Paula | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Flávia Nascimento | |
Redes Sociais