Práticas pedagógicas em alfabetização e letramento na Educação Infantil

Medeiros, Gizelia Fernanda Silva (2022)

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O presente trabalho se pauta pela busca em saber como a escola pode promover a alfabetização e o letramento, por meio de práticas pedagógicas que auxiliam o desenvolvimento da criança. Este trabalho parte da hipótese de que as práticas docentes interferem diretamente no desenvolvimento e no sucesso da criança durante esse processo e, por isso, devem estar interligadas com a aprendizagem da leitura e a escrita. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e identificar práticas pedagógicas na Educação Infantil que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, o estudo se pauta pela busca em saber como as práticas docentes podem auxiliar a criança na aquisição do conhecimento sobre a língua escrita. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, coletou dados das práticas docentes de alfabetização e letramento na Educação Infantil, que se encontram em duas dissertações, sendo: Lima (2010) e Silva (2016). A partir dos resultados obtidos, percebe-se que há muitas formas de se ensinar, contudo uma prática de ensino voltada para a alfabetização de forma lúdica, com atividades que envolvem jogos e brincadeiras a partir da leitura de diferentes gêneros textuais, favorece o desenvolvimento da aprendizagem da escrita alfabética.


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