Show simple item record

Práticas interdisciplinares em educação ambiental na formação profissional de jovens e adultos

dc.contributor.advisorPires, Poliana Daré Zampirolli
dc.contributor.authorCunha, Ana Carla da Silva Cardoso da
dc.date.accessioned2023-04-18T11:21:08Z
dc.date.available2023-04-18T11:21:08Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCUNHA, Ana Carla da Silva Cardoso da. Práticas interdisciplinares em educação ambiental na formação profissional de jovens e adultos. 2022. 144 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3140
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa está inserida no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Temos como objetivo analisar a aplicação de uma de Sequência Didática (SD) desenvolvida com estudantes do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na Modalidade EJA integrada à Educação Profissional (PROEJA), numa escola estadual do município de Aracruz-ES. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa e a observação participante para a produção e análise dos dados. Para tanto, verificamos o que prevê o projeto pedagógico do curso em relação à interdisciplinaridade envolvendo a dimensão ambiental e a concepção dos discentes sobre meio ambiente para a elaboração e aplicação do produto educacional. Este consiste em uma SD tendo a dimensão ambiental como elemento interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Filosofia e Língua Portuguesa. A EA oportuniza aos discentes atividades que promovem a construção de uma visão integrada da realidade, possibilitando que eles sejam capazes de estabelecer conexões entre os conteúdos, permitindo que os conhecimentos teóricos e práticos sejam relacionados e contextualizados com os problemas reais. A motivação para a pesquisa deu-se pela intenção em contribuir para o fomento de práticas pedagógicas em EA na formação profissional de jovens e adultos. Após levantamento dos dados, depreendemos que a EA, por seu caráter transversal, promove práticas interdisciplinares, proporcionando aos discentes a integração de conhecimentos técnicos-científicos com o contexto da prática social, assim como, a construção de valores éticos para a vida social e produtiva do trabalhador.pt_BR
dc.format.extent144 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino – Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.titlePráticas interdisciplinares em educação ambiental na formação profissional de jovens e adultospt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberBrasileiro, Beatriz Gonçalves
dc.contributor.memberVieiras, Rosinei Ronconi
dc.contributor.memberPires, Poliana Daré Zampirolli


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record