Práticas interdisciplinares em educação ambiental na formação profissional de jovens e adultos

Cunha, Ana Carla da Silva Cardoso da (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa está inserida no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Temos como objetivo analisar a aplicação de uma de Sequência Didática (SD) desenvolvida com estudantes do Curso Técnico de Nível Médio em Administração na Modalidade EJA integrada à Educação Profissional (PROEJA), numa escola estadual do município de Aracruz-ES. Do ponto de vista metodológico, utilizamos a pesquisa qualitativa e a observação participante para a produção e análise dos dados. Para tanto, verificamos o que prevê o projeto pedagógico do curso em relação à interdisciplinaridade envolvendo a dimensão ambiental e a concepção dos discentes sobre meio ambiente para a elaboração e aplicação do produto educacional. Este consiste em uma SD tendo a dimensão ambiental como elemento interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Filosofia e Língua Portuguesa. A EA oportuniza aos discentes atividades que promovem a construção de uma visão integrada da realidade, possibilitando que eles sejam capazes de estabelecer conexões entre os conteúdos, permitindo que os conhecimentos teóricos e práticos sejam relacionados e contextualizados com os problemas reais. A motivação para a pesquisa deu-se pela intenção em contribuir para o fomento de práticas pedagógicas em EA na formação profissional de jovens e adultos. Após levantamento dos dados, depreendemos que a EA, por seu caráter transversal, promove práticas interdisciplinares, proporcionando aos discentes a integração de conhecimentos técnicos-científicos com o contexto da prática social, assim como, a construção de valores éticos para a vida social e produtiva do trabalhador.


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