dc.contributor.advisor | Alvim, Davis Moreira | |
dc.contributor.author | Jesus, Bruno Lotéro de | |
dc.date.accessioned | 2023-04-14T12:41:55Z | |
dc.date.available | 2023-04-14T12:41:55Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | JESUS, Bruno Lotéro de. Cartografia das experiências estudantis: práticas educativas, sexualidades e uma escola "do interior". 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em ensino de humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3134 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivos cartografar como acontece a aprendizagem sobre sexualidade a partir da experiência de egressos de diferentes períodos (1980-2021) de uma escola estadual do interior, localizada em Joatuba, município de Laranja da Terra, Espírito Santo; analisar a forma plural nos discursos sobre sexualidade e, ainda, como alguns egressos compreendem, reproduzem e criam resistências em relação a esses discursos que fizeram e fazem parte da rotina escolar e, antes disso, cultural. Utilizamos a cartografia como método para captar as múltiplas vivências a partir do dispositivo de sexualidade e os variados discursos presentes nos contextos educacional e sociocultural. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 8 egressos, sendo 2 de cada década abarcada no recorte temporal. As entrevistas foram registradas em vídeo, resultando na elaboração de um produto educacional na forma de um documentário disponibilizado no YouTube, cujo enfoque são as vivências desses egressos, alunos e alunas, acerca do dispositivo da sexualidade. Como aporte teórico, fundamentamo-nos nos escritos de Michel Foucault e em autores próximos do chamado pós-estruturalismo. O processo de análise reiterou que as práticas educativas sobre a sexualidade extrapolam a sala de aula, pois também acontecem nos corredores da escola, na quadra e fora do ambiente escolar, nos diferentes contextos em que os estudantes se inserem. Configuram-se, frente ao tabu no qual o tema ainda se configura, como “uma aprendizagem entre iguais”. Nesse sentido, compreendemos que experiências estudantis que ocorrem em diferentes períodos podem contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas sobre a temática da sexualidade, principalmente, quando considerados os múltiplos sentidos que os estudantes a elas conferem. | pt_BR |
dc.format.extent | 101 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Documentário | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Escola do interior | pt_BR |
dc.title | Cartografia das experiências estudantis : práticas educativas, sexualidades e uma escola "do interior" | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 300004012072P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ensino de Humanidades | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas educativas em ensino de humanidades | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/2441096806060253 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades | |
dc.contributor.member | Kuster, Eliana Mara Pellerano | |
dc.contributor.member | Rodrigues, Alexsandro | |
dc.contributor.member | Alvim, Davis Moreira | |
Redes Sociais