Show simple item record

Cartografia das experiências estudantis : práticas educativas, sexualidades e uma escola "do interior"

dc.contributor.advisorAlvim, Davis Moreira
dc.contributor.authorJesus, Bruno Lotéro de
dc.date.accessioned2023-04-14T12:41:55Z
dc.date.available2023-04-14T12:41:55Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationJESUS, Bruno Lotéro de. Cartografia das experiências estudantis: práticas educativas, sexualidades e uma escola "do interior". 2023. 101 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em ensino de humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3134
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa teve como objetivos cartografar como acontece a aprendizagem sobre sexualidade a partir da experiência de egressos de diferentes períodos (1980-2021) de uma escola estadual do interior, localizada em Joatuba, município de Laranja da Terra, Espírito Santo; analisar a forma plural nos discursos sobre sexualidade e, ainda, como alguns egressos compreendem, reproduzem e criam resistências em relação a esses discursos que fizeram e fazem parte da rotina escolar e, antes disso, cultural. Utilizamos a cartografia como método para captar as múltiplas vivências a partir do dispositivo de sexualidade e os variados discursos presentes nos contextos educacional e sociocultural. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 8 egressos, sendo 2 de cada década abarcada no recorte temporal. As entrevistas foram registradas em vídeo, resultando na elaboração de um produto educacional na forma de um documentário disponibilizado no YouTube, cujo enfoque são as vivências desses egressos, alunos e alunas, acerca do dispositivo da sexualidade. Como aporte teórico, fundamentamo-nos nos escritos de Michel Foucault e em autores próximos do chamado pós-estruturalismo. O processo de análise reiterou que as práticas educativas sobre a sexualidade extrapolam a sala de aula, pois também acontecem nos corredores da escola, na quadra e fora do ambiente escolar, nos diferentes contextos em que os estudantes se inserem. Configuram-se, frente ao tabu no qual o tema ainda se configura, como “uma aprendizagem entre iguais”. Nesse sentido, compreendemos que experiências estudantis que ocorrem em diferentes períodos podem contribuir para o desenvolvimento de práticas educativas sobre a temática da sexualidade, principalmente, quando considerados os múltiplos sentidos que os estudantes a elas conferem.pt_BR
dc.format.extent101 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEscola do interiorpt_BR
dc.titleCartografia das experiências estudantis : práticas educativas, sexualidades e uma escola "do interior"pt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes300004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em ensino de humanidadespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2441096806060253pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberKuster, Eliana Mara Pellerano
dc.contributor.memberRodrigues, Alexsandro
dc.contributor.memberAlvim, Davis Moreira


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record