dc.contributor.advisor | Domingos, Philipe | |
dc.contributor.author | Silva, Leandro Ribeiro de Melo | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T14:36:45Z | |
dc.date.available | 2023-04-13T14:36:45Z | |
dc.date.issued | 2022-12-21 | |
dc.identifier.citation | BRASIL, 2000. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: Acesso em 16 dez. 2022 BRASIL, 2002. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Disponível em : <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> Acesso em 16 dez. 2022. BRASIL, 2005. Decreto - Lei nº 5.626. Disponível em: Acesso em 16 dez. 2022 IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA . Pesquiisa Nacional de Saúde de 2012. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/ 31447-um-em-cada-quatro-idosos-tinha-algum-tipo-de-deficiencia-em-2019> Acesso em 16 dez. 2022 LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990. QUADROS, Ronice Müller de. O bi do bilinguismo na educação de surdos. In: QUADROS, Ronice Müller de. Surdez e bilinguismo. v. 1.1 ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2005, v.1, p. 26-36. QUADROS, Ronice Müller de; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. São Paulo: Artmed, 2007. 221 p. (Biblioteca Artmed. Lingüística). REIS. Flaviane. Professores Surdos: Identificação ou Modelo? In: Estudos Surdos II / QUADROS, Ronice Müller de; PERLIN, Gladis (orgs.). – Petrópolis, RJ : Arara Azul, 2007, p. 86-99. SILVA, Angélica Bronzatto de Paiva; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha; ZANOLI, Maria de Lurdes. Mães Ouvintes com Filhos Surdos: Concepção de Surdez e Escolha da Modalidade de Linguagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 23, n. 3, p. 279-286, jul-set. 2007. Disponível em <https://www.scielo.br/j/ptp/a/f34L65Cv5DCn36LJjTWz9zk/? lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 16 dez. 2022. VILHALVA, Shirley. Pedagogia Surda. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2004. Disponível em: < https://www.editora-arara-azul.com.br/pdf/artigo8.pdf> Acesso em 16 dez. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3132 | |
dc.description.abstract | RESUMO Surdos que precisam da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estão presentes em todos os contextos educacionais, desde a Educação Básica ao ensino Fundamental. Nesses espaços percebe-se ainda uma fragilidade em relação ao conhecimento necessário para o aprendizado profundo da língua e cultura dos surdos brasileiros. Por isso, é importante esta pesquisa, porque aborda a necessidade da presença da Libras no currículo dos anos iniciais da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico que analisa o prejuízo causado pela falta da Libras no currículo dos anos iniciais da educação básica. Além disso, também se apresentará uma experiência prática que demonstra a importância do ensino de LIBRAS nos anos iniciais de Educação Básica. Trata-se de um plano de ensino sobre “Pronomes em Libras”. PALAVRAS-CHAVE: Libras. Libras na Educação Básica. Currículo. Pedagogia Bilíngue. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT Brazilian Deaf people who need a Sign Language (Libras) are present in all educational contexts, from Basic Education to Elementary School. In these spaces, there is still a weakness in relation to the knowledge necessary for in-depth learning of the language and culture of the brazilian deafs. Therefore, this research is important, as it addresses the need for the presence of Libras in the early years of Basic Education. This is a bibliographical research that analyzes the prejudice caused by the lack of Libras in the curriculum in the early years of the beginning of basic education. In addition, We’ll present a practical experience that demonstrates the importance of teaching LIBRAS in the early years of Basic Education. This is a teaching plan about “Pronouns in Libras”. KEYWORDS: Libras. Libras in Basic Education. Resume. Bilingual Pedagogy. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Língua Brasileira de Sinais (Libras) | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Currículo bilíngue | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
ifes.campus | Centro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distancia | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Especialização em Práticas Pedagógicas | |
dc.contributor.member | Júnior, Josino Lucindo Mendes | |
dc.contributor.member | Coelho, Marcos Antônio Pereira | |
Redes Sociais