dc.contributor.advisor | Caprini, Aldieris Braz Amorim | |
dc.contributor.author | Góes, Anna Beatriz Souza | |
dc.date.accessioned | 2023-04-13T12:05:23Z | |
dc.date.available | 2023-04-13T12:05:23Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | GÓES, Anna Beatriz Souza. Aprendizagem histórica na Educação Infantil. Vila Velha. 2022. 33 f. TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3131 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo entender como o ensino de História na
Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criança nessa etapa da
educação. Utilizou-se como metodologia de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e
pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e procedimento documental, e
como metodologia de ensino, a sequência didática. O desenvolvimento se deu a
partir da proposta de sequência didática, bem como sua análise pautada no
referencial teórico. Utilizou-se conceitos como Educação Infantil baseado em
documentos como LDBEN (1996) e RCNEI (1998), assim como narrativa histórica,
aprendizado histórico e consciência histórica de Rusen (2010b), bem como
letramento histórico baseado em Barca (2006) e Lee (2006), evidenciando a ligação
entre eles. Buscou-se analisar como esses conceitos compõem a História, bem
como a partir da proposta evidenciar como a História pode ser retratada na
Educação Infantil. Por fim, conclui-se que a História na Educação Infantil é possível,
desde que seja de forma lúdica e compreensível para as crianças dessa faixa etária,
buscando contribuir para o desenvolvimento integral delas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work intended to outline how the teaching of History in Early Childhood
Education can contribute to the development of the child in this stage of education.
Bibliographical research, exploratory research and didactic sequence were used as
methodology. The development took place from the proposed didactic sequence, as
well as its analysis based on the theoretical framework. Concepts such as early
Childhood Education based on documents such as LDB (1996) and RCNEI (1998)
were used, as well as historical narrative, historical learning and historical awareness
by Rusen (2010b), as well as historical literacy based on Barca (2006) and Lee (
2006), highlighting the link between them. It sought to analyze how these concepts
make up History, as well as from the proposal to show how History can be portrayed
in Early Childhood Education. Finally, it is concluded that History in Early Childhood
Education is possible, as long as it is in a playful and understandable way for
children in this age group, seeking to contribute to their integral development. | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado histórico | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem História na Educação Infantil. | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Vila Velha | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vila_Velha | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Pedagogia | |
dc.contributor.member | Sgarbi, Antonio Donizetti | |
dc.contributor.member | Beccali, Fernanda Zanetti | |
Redes Sociais