Show simple item record

Aprendizagem História na Educação Infantil.

dc.contributor.advisorCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.authorGóes, Anna Beatriz Souza
dc.date.accessioned2023-04-13T12:05:23Z
dc.date.available2023-04-13T12:05:23Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationGÓES, Anna Beatriz Souza. Aprendizagem histórica na Educação Infantil. Vila Velha. 2022. 33 f. TCC (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3131
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo entender como o ensino de História na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criança nessa etapa da educação. Utilizou-se como metodologia de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e procedimento documental, e como metodologia de ensino, a sequência didática. O desenvolvimento se deu a partir da proposta de sequência didática, bem como sua análise pautada no referencial teórico. Utilizou-se conceitos como Educação Infantil baseado em documentos como LDBEN (1996) e RCNEI (1998), assim como narrativa histórica, aprendizado histórico e consciência histórica de Rusen (2010b), bem como letramento histórico baseado em Barca (2006) e Lee (2006), evidenciando a ligação entre eles. Buscou-se analisar como esses conceitos compõem a História, bem como a partir da proposta evidenciar como a História pode ser retratada na Educação Infantil. Por fim, conclui-se que a História na Educação Infantil é possível, desde que seja de forma lúdica e compreensível para as crianças dessa faixa etária, buscando contribuir para o desenvolvimento integral delas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work intended to outline how the teaching of History in Early Childhood Education can contribute to the development of the child in this stage of education. Bibliographical research, exploratory research and didactic sequence were used as methodology. The development took place from the proposed didactic sequence, as well as its analysis based on the theoretical framework. Concepts such as early Childhood Education based on documents such as LDB (1996) and RCNEI (1998) were used, as well as historical narrative, historical learning and historical awareness by Rusen (2010b), as well as historical literacy based on Barca (2006) and Lee ( 2006), highlighting the link between them. It sought to analyze how these concepts make up History, as well as from the proposal to show how History can be portrayed in Early Childhood Education. Finally, it is concluded that History in Early Childhood Education is possible, as long as it is in a playful and understandable way for children in this age group, seeking to contribute to their integral development.pt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAprendizado históricopt_BR
dc.titleAprendizagem História na Educação Infantil.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.memberBeccali, Fernanda Zanetti


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record