Aprendizagem História na Educação Infantil.

Góes, Anna Beatriz Souza (2022)

tcc

O presente trabalho tem como objetivo entender como o ensino de História na Educação Infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criança nessa etapa da educação. Utilizou-se como metodologia de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e procedimento documental, e como metodologia de ensino, a sequência didática. O desenvolvimento se deu a partir da proposta de sequência didática, bem como sua análise pautada no referencial teórico. Utilizou-se conceitos como Educação Infantil baseado em documentos como LDBEN (1996) e RCNEI (1998), assim como narrativa histórica, aprendizado histórico e consciência histórica de Rusen (2010b), bem como letramento histórico baseado em Barca (2006) e Lee (2006), evidenciando a ligação entre eles. Buscou-se analisar como esses conceitos compõem a História, bem como a partir da proposta evidenciar como a História pode ser retratada na Educação Infantil. Por fim, conclui-se que a História na Educação Infantil é possível, desde que seja de forma lúdica e compreensível para as crianças dessa faixa etária, buscando contribuir para o desenvolvimento integral delas.

The present work intended to outline how the teaching of History in Early Childhood Education can contribute to the development of the child in this stage of education. Bibliographical research, exploratory research and didactic sequence were used as methodology. The development took place from the proposed didactic sequence, as well as its analysis based on the theoretical framework. Concepts such as early Childhood Education based on documents such as LDB (1996) and RCNEI (1998) were used, as well as historical narrative, historical learning and historical awareness by Rusen (2010b), as well as historical literacy based on Barca (2006) and Lee ( 2006), highlighting the link between them. It sought to analyze how these concepts make up History, as well as from the proposal to show how History can be portrayed in Early Childhood Education. Finally, it is concluded that History in Early Childhood Education is possible, as long as it is in a playful and understandable way for children in this age group, seeking to contribute to their integral development.


Collections: