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A Política Nacional de Alfabetização (PNA) : implicações na regulação do currículo de crianças.

dc.contributor.advisorBecalli, Fernanda Zanetti
dc.contributor.authorCavotti, Luana Lopes
dc.date.accessioned2023-04-12T17:24:47Z
dc.date.available2023-04-12T17:24:47Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCAVOTTI, Luana Lopes. A Política Nacional de Alfabetização (PNA): implicações na regulação do currículo de crianças. 2022. 60 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vila Velha, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3127
dc.description.abstractO presente trabalho integra estudos desenvolvidos no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vila Velha. Objetivou investigar a Política Nacional da Alfabetização (PNA), a fim de analisar e compreender as bases conceituais e pedagógicas que fundamentaram a construção da referida política. Para isso, teve como objeto de estudo políticas e ações implementadas, a partir do início do século XXI, para a melhoria da qualidade do processo ensinoaprendizagem na alfabetização de crianças. A investigação adotou a abordagem qualitativa e assumiu os delineamentos da pesquisa documental, ancorando-se teoricamente nas contribuições da perspectiva bakhtiniana de linguagem dialogando com as concepções de linguagem de Geraldi (2006), bem como nos conceitos de alfabetização de Gontijo (2011) e dos métodos de alfabetização de Mortatti (2000). Pretendeu-se criar condições para ampliar a compreensão de formas e modos de se organizar o currículo na alfabetização de crianças, motivados pelos (re)direcionamentos na política de avaliação e de formação de professores que com o consentimento dos governos, federal e estadual, regulam as diretrizes curriculares na fase inicial de aprendizagem da leitura e da escrita. Concluiu-se que as matrizes de referências propostas pela PNA para o ensino de língua portuguesa desconsideram estudos e pesquisas desenvolvidas ao longo dos anos e refletem a descontinuidade das políticas públicas educacionais brasileiras, que se ancoram nas avaliações de larga escala, adotando como conceito de alfabetização a retomada de um “velho conhecido”, o método fônico, problema central da estruturação da supracitada política.pt_BR
dc.format.extent60 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização - Políticapt_BR
dc.subjectCurrículos - Educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.titleA Política Nacional de Alfabetização (PNA) : implicações na regulação do currículo de crianças.pt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVila Velhapt_BR
ifes.campusCampus_Vila_Velhapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Pedagogia
dc.contributor.memberRosa, Maria Geralda Oliver
dc.contributor.memberCosta, Kaira Walbiane Couto
dc.contributor.memberRibeiro, Camila de Oliveira Fonseca


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