A importância das tecnologias da informação e comunicação (TIC's) no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental
tcc
As transformações sociais e tecnológicas têm demandado que os processos de ensino e aprendizagem sejam repensados, adotando metodologias mais dinâmicas, que descentralize o conhecimento e que coloquem o aluno como protagonista do processo. Neste cenário as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) surgem como ferramentas que possibilitam práticas pedagógicas que potencializam a verdadeira participação do aluno, colocando-o como ator principal do conhecimento, participativo, colaborativo e inclusivo. Diante disso, essa pesquisa teve o objetivo de investigar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em processos de ensino e aprendizagem do ensino fundamental, expondo aspectos voltados aos benefícios de sua aplicação. Para tanto, foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica onde utilizou-se descritores intimamente ligados à temática da pesquisa para buscar trabalhos nos bancos de dados Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Scholar, considerando trabalhos publicados no período de 2015 a 2022. Foram selecionados 08 trabalhos para extração de informações e inserção na pesquisa. Estes trabalhos evidenciaram que nos dias de hoje é fundamental a utilização das TICs no processo de ensino e aprendizagem, pois elas fazem parte do cotidiano da sociedade e principalmente por possibilitarem a potencialização do conhecimento. Além disso, foi observado que embora as TICs possuam considerável importância para o ambiente escolar, a sua implementação exige algumas cautelas, no qual perpassam desde estruturas físicas até capacitação por parte de professores, alunos e gestores.
Social and technological transformations have demanded that the teaching and learning processes be rethought, adopting more dynamic methodologies that decentralize knowledge and place the student as the protagonist of the process. In this scenario, Information and Communication Technologies (ICTs) emerge as tools that enable pedagogical practices that enhance the true participation of the student, placing him as the main actor of knowledge, participatory, collaborative and inclusive. Therefore, this research aimed to present the importance of using ICTs in the teaching and learning process, exposing aspects related to the benefits of its application. To this end, the methodology of bibliographic review was used, where descriptors closely linked to the research theme were used to search for works in the Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Google Scholar databases, considering works published in the period from 2015 to 2022. selected 08 works for information extraction and insertion in the research. These works showed that nowadays the use of ICTs in the teaching and learning process is fundamental because they are part of the daily life of society and mainly because they make it possible by enhancing knowledge. In addition, it was observed that although ICTs have considerable importance for the school environment, their implementation requires some caution, in which they range from physical structures to training on the part of teachers, students and managers. Keywords: Technology. Basic Education. Pedagogical Practice.
Redes Sociais