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ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

dc.contributor.advisorEffgen, Ariadna Siqueira Pereira da
dc.contributor.authorSilva, Herivânia Mendes da
dc.date.accessioned2023-04-10T18:53:51Z
dc.date.available2023-04-10T18:53:51Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSilva, Herivânia Mendes da. Estratégias de inclusão no ensino comum: reflexões sobre o ensino de geografia, para alunos com transtorno do espectro autista. 2022. 93 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura Plena em Geografia)-Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Nova Venécia, Nova Venécia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3121
dc.description.abstractEste trabalho traz abordagens significativas ao campo Educacional, levando em consideração o espaço geográfico em que o aluno está inserido. A partir da sua realidade, oportunizando o aprendizado com o professor mediador no processo de construção da escola comum/regular e considerando as especificidades do aluno público-alvo da Educação Especial. Para que de fato aconteça a inclusão, é importante que todos tenham conhecimento sobre limitações e potencialidades dos alunos público-alvo da Educação Especial, de forma que, as instituições de ensino, possam oferecer possibilidades para o desenvolvimento do aluno. Desta forma, o texto traz reflexões sobre o Ensino de Geografia para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral é conhecer quais são as estratégias de ensino utilizadas pelo professor do componente curricular de Geografia, para possibilitar o aprendizado em sala de aula do aluno com Transtorno do Espectro Autista. Para isso, a escolha metodológica se deu partindo de uma pesquisa bibliográfica onde serão explorados os autores como: UNESCO (1948), Brasil (1988, 1990, 1996, 2008, 2012), Declaração de Salamanca (1994), Santos (1997), Mendes (2006, 2010, 2014), Sassaki (2006), Cury (2007, 2008), Costa (2008), Gil (2008), Rupel (2009), Baptista (2011), Cunha (2014), Fumegalli (2012), Gattino (2012), Ramalho (2012), Araujo (2014), Fonseca (2014), Oliveira (2016), Martin et al. (2018), Monteiro (2020), Vieira (2020). Isto posto, estuda-se também um breve contexto histórico da Educação Inclusiva, além de definir estratégias pedagógicas que colaborem com os professores regentes para alunos com TEA. Diante disto, a pesquisa reconhece o componente curricular de Geografia, como fundamental no processo de ensino aprendizagem do aluno com TEA.pt_BR
dc.format.extent93 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista. Geografia. Educação Especial. Inclusão Escolar.  pt_BR
dc.titleESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTApt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Gabriel Oliveira da
dc.publisher.localNova Venéciapt_BR
ifes.campusCampus_Nova_Veneciapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (IFES)pt_BR
ifes.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/2459131660739316pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Nova_Veneciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2945509968009660pt_BR
dc.contributor.memberSilva, Hedeone Heidman, da


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