O CONCEITO DE LUGAR: REFLEXÕES A PARTIR DA VISÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA REDE DE ENSINO DE NOVA VENÉCIA - ES

Aredes, Camila Gonçalves dos Santos (2023)

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RESUMO Trata-se de uma pesquisa sobre ensino de Geografia, visando compreender a importância do conceito de Lugar para os professores do município de Nova Venécia, tendo como objetivo investigar se o conceito de Lugar é utilizado como referência para a explicação dos conteúdos das aulas de Geografia e se contribui para uma aprendizagem mais significativa dos alunos na relação entre o seu espaço vivido e o conhecimento geográfico. Como desdobramento, outro objetivo foi entender como os professores podem utilizar a vivência dos alunos, quais as dificuldades encontradas ao relacioná-las aos conteúdos propostos em sala. A abordagem metodológica escolhida foi a quanti-qualitativa, que possibilitou traçar o perfil dos professores e ainda analisar as suas impressões acerca do tema em questão. Os instrumentos utilizados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Os questionários foram aplicados nas escolas da rede pública de ensino do município e uma unidade de ensino foi analisada na entrevista com uma professora. As discussões se deram a partir das reflexões de Castellar (2005), Cavalcanti (2010), Callai (2004, 2010, 2019), Tuan (2013), entre outros. Os olhares de diferentes sujeitos nesta pesquisa indicam que é importante trabalhar o conceito de Lugar, o qual é um relevante objeto de ensino e aprendizagem nas propostas didáticas de Geografia, porém alguns professores encontram dificuldades e uma certa resistência nessa prática. ABSTRACT This is a research on the teaching of Geography, aiming to understand the meanings of Place for teachers in the municipality of Nova Venécia and surroundings. The objective was to investigate whether the concept of place is used as a reference for the explanation of content in geography classes and whether it contributes to a more meaningful learning of students in the relationship between their lived space and geographic knowledge. Another objective was to understand how teachers can use the students' experiences, and what difficulties they encounter when relating them to the content proposed in the classroom. The methodological approach chosen was quaint-qualitative, as it made it possible to outline the profile of the teachers and analyze their impressions about the theme in question. The instruments used were a questionnaire and a semi-structured interview. The questionnaires were applied to public schools in the municipality, and one teaching unit was analyzed in the interview with one teacher. The discussions were based on the reflections of Castellar (2005), Cavalcanti (2010), Callai (2004, 2010, 2019), Tuan (2013), among others. The views of different subjects in this research indicate that it is important to work the concept of Place, which is a relevant teaching and learning object in Geography didactic proposals, but some teachers encounter difficulties and a certain resistance in this practice.


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