Formação continuada: recursos digitais numa perspectiva inclusiva

Garcia, Renata Monteiro de Almeida Zani (2022)

tcc

RESUMO: A tecnologia faz parte do cotidiano do ser humano em vários momentos de sua vida, e a Formação Continuada: Recursos Digitais Numa Perspectiva Inclusiva é um relato de experiência que propõe uma intervenção pedagógica objetivando desenvolver ações formativas para os docentes do Núcleo de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar de Carapina nas ferramentas digitais Google Formulário, Canva e Kahoot a fim de serem formadores dos docentes que atuam no Atendimento Educacional Especializado. Tendo como referencial teórico Freire (1996) e Giroux (1997) onde o professor é chamado a olhar sua formação de modo crítico e reflexivo assumindo o protagonismo de sua prática pedagógica, dialogando com a Professora Doutora Denise Meyrelles (2012) que aborda a importância da formação continuada na educação especial e Kenski (2011) que discute a formação em tecnologias como uma forma de romper barreiras. As estratégias para a formação continuada foram elaboradas por módulos a serem desenvolvidos na perspectiva síncrona e assíncrona numa abordagem em serviço. Portanto, estudo e análise da coleta de dados, quantitativos e qualitativos, da proposta de intervenção pedagógica, revelou a potencialidade desta formação continuada docente nas ferramentas digitais contribuindo para que estes professores superem e/ou eliminem as barreiras de sua formação digital tornando-as mais significativas e inclusivas em suas práticas pedagógicas.


Collections: