Porto público ou privado: uma análise da eficiência dos portos brasileiros a partir da Análise Envoltória de Dados (DEA)

Fontana, Lucio Gomes (2022)

tcc

RESUMO: Como portas de entrada e saída de mercadorias do comércio internacional, os portos têm papel estratégico para o desenvolvimento econômico e regional. Neste cenário, o Brasil encontra desafios no que diz respeito à eficiência logística e competitividade no setor portuário. Diante disso, o presente trabalho analisou a eficiência do setor portuário no Brasil considerando os diferentes tipos de titularidade da gestão portuária, buscando analisar a relação da eficiência com a gestão pública e privada dos portos. Para tal, foram avaliados 43 portos brasileiros, sendo 15 com titularidade de gestão pública e 28 privada. Foram utilizadas duas abordagens complementares, a Análise Envoltória de Dados - DEA, para mensurar a eficiência dos portos e a Regressão Tobit para avaliar o impacto da variável titularidade de gestão na eficiência. Os resultados encontrados não se mostraram estatisticamente significativos, apesar de sinalizar que a eficiência técnica parece ser negativamente impactada quando a gestão é pública, enquanto que as eficiências de escala e produtiva parecem ser afetadas positivamente quando a gestão é privada. Estes resultados podem servir de apoio em processos decisórios e de formação de políticas econômicas no setor de infraestrutura do país.

ABSTRACT: As gateways for the entry and exit of goods in international trade, ports play a strategic role in economic and regional development. In this scenario, Brazil faces challenges with regard to logistical efficiency and competitiveness in the port sector. In view of this, the present work analyzed the efficiency of the port sector in Brazil considering the different types of ownership of port management, seeking to analyze the relationship of efficiency with public and private management of ports. To this end, 43 Brazilian ports were evaluated, 15 with public and 28 with private management ownership. Two complementary approaches were used, Data Envelopment Analysis - DEA, to measure port efficiency and Tobit Regression to evaluate the impact of the management tenure variable on efficiency. The results found were not statistically significant, despite indicating that technical efficiency seems to be negatively impacted when management is public, while scale and productive efficiencies seem to be positively affected when management is private. These results can serve as support in decision-making processes and in the formation of economic policies in the country's infrastructure sector.


Collections: