Search
Now showing items 1-10 of 22
Integração curricular : uma proposta interdisciplinar baseada em sequências didáticas no curso técnico em edificações
(2019)
A integração curricular é muitas vezes entendida como a inserção de componentes curriculares de diferentes núcleos de formação em uma única matriz curricular. Ramos destaca que a integração exige que a relação entre ...
Educação CTS/CTSA baseada em Paulo Freire : produção de saberes de ciências biológicas e geociências no ensino médio no noroeste capixaba
(2019)
RESUMO: O ensino de ciências geralmente é trabalhado no sistema escolar de forma descontextualizada das práticas cotidianas. Tal fato dificulta a compreensão do conhecimento científico por parte dos estudantes. O professor, ...
Percepção ambiental dos integrantes do comitê de bacia hidrográfica e atores chaves : uma experiência de mapeamento coletivo
(2018)
RESUMO: A gestão e o planejamento das águas em bacias hidrográficas devem ocorrer de maneira participativa, integrada e descentralizada. No entanto, um dos grandes desafios para o planejamento e gerenciamento de bacias ...
As Representações Sociais dos Educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância sobre Agroecologia
(2020-12-11)
Esta tese analisou as formas de pensar, sentir e agir dos educadores dos Centros Familiares de Formação em Alternância (Ceffas) em relação à agroecologia, a partir da Teoria das Representações Sociais. Para tanto, foram ...
Núcleos de Inovação Tecnológica e Polos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo de casos selecionados na segunda década do século XXI
(2019)
RESUMO: O objetivo nesta tese é analisar como a estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) que possuem Polos de Inovação credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e ...
Políticas de ação afirmativa: a democratização do acesso de alunos ao Ifes?
(2020)
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo identificar as políticas de ação afirmativa adotadas pelo Ifes para matricular estudantes em Cursos Técnicos Integ rados ao Ensino Médio, a fim de entender como essas políticas ...
Viabilidade agroeconômica do consórcio de videira com feijão no município de Santa Teresa-ES
(2020)
O consórcio de videira com feijão destaca-se como um método de cultivo com potencial para aumento da rentabilidade por área, contudo ainda faltam informações sobre essa tecnologia e sobre a população de plantas daninhas ...
Ensaios didático-pedagógicos para o ensino de arquitetura rural: desafios e justificativas
(2021)
O desafio de motivar e fazer com que os estudantes reflitam a respeito das realidades que os
cercam, age como uma força que impulsiona aqueles que dedicam sua vida à prática da
docência. Neste sentido, esta pesquisa versa ...
USO DO POLO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA MATA ATLÂNTICA (PEAMA) DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - CAMPUS DE ALEGRE COMO ESPAÇO NÃO FORMAL POR PROFESSORES DE BIOLOGIA
(2020-11)
O Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e ...
AUTISMO, MATEMATICA E ARTE (AMA): APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMEROS POR UMA CRIANÇA AUTISTA UTILIZANDO A ARTE VISUAL
(Edifes, 2022-12-01)
This master's research investigated how visual art can collaborate in the process of
appropriation of the concept of number by an autistic child, student of Elementary
School I of a public school in the city of Vila ...
Redes Sociais