Show simple item record

Uso inovador e criativo de tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica para cursos técnicos do programa Qualificar

dc.contributor.advisorPassos, Marize Lyra Silva
dc.contributor.authorOttis, Astrid Santos
dc.date.accessioned2023-04-04T11:36:40Z
dc.date.available2023-04-04T11:36:40Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationOTTIS, Astrid Santos. Uso inovador e criativo de tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica para cursos técnicos do programa Qualificar ES. 2023. 136 p. Dissertação ( Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal de Espírito Santo, Vitória, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3095
dc.description.abstractRESUMO: As tecnologias digitais, usadas com inovação e criatividade, têm sido utilizadas para apoiar o processo educativo nas instituições de ensino, principalmente, por conta do momento pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus (Covid-19). Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos professores em formação, de cursos técnicos do Programa Qualificar ES, quanto às possibilidades e aos desafios a partir da inserção das tecnologias na sua prática docente por meio de uma oficina pedagógica realizada à distância. A pesquisa foi aplicada, qualitativa, descritiva e participante, de caráter intervencionista, e teve como sujeitos de pesquisa os professores de cursos técnicos do Programa Qualificar ES. Na pesquisa, os professores, além de realizarem o curso Massive Open Online Courses (MOOC) Inovação, Criatividade e Tecnologias Digitais na Educação do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (CEFOR), participaram de uma oficina na qual fizeram a apresentação do planejamento de uma intervenção pedagógica proposta com base em uma webquest, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso MOOC, realizado como pré-requisito, e os conhecimentos adquiridos na própria oficina, em que foi aplicada a técnica dos Seis Chapéus do pensamento, proposta por Edward de Bono (2008), na qual os professores participantes da oficina se avaliaram colaborativamente. A pesquisa teve como foco contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem durante as aulas presenciais e não presenciais à distância, bem como apoiar e ajudar os educadores a planejarem aulas com criatividade e inovação por meio das tecnologias digitais apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Digital technologies, with innovation and creativity, have been used to support the educational process in educational institutions, mainly due to the pandemic moment caused by the new coronavirus disease (Covid-19). This research aimed to analyze the perception of teachers in training, of technical courses of the Qualificar ES Program, regarding the possibilities and challenges from the insertion of technologies in their teaching practice through a pedagogical workshop carried out at a distance. The research was applied, qualitative, descriptive and participatory with an interventionist character and had as research subjects the teachers of technical courses of the Qualify ES Program. In the research, the teachers, in addition to taking the course Massive Open Online Courses (MOOC) Innovation, Creativity and Digital Technologies in Education at the Ifes Reference Center for Training and Distance Education (CEFOR), participated in a workshop in which they the presentation of the planning of a pedagogical intervention proposed based on a webquest using the knowledge acquired in the MOOC course, carried out as a prerequisite, and the knowledge acquired in the workshop where the technique of the Six Hats of Thinking proposed by Edward de Bono was applied (2008), in which the teachers participating in the workshop evaluated themselves collaboratively. The research focused on contributing to improve the teaching-learning process during face-to-face and non-face-to-face distance classes, as well as supporting and helping educators to plan classes with creativity and innovation through the digital technologies presented.pt_BR
dc.format.extent135 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.titleUso inovador e criativo de tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica para cursos técnicos do programa Qualificarpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coSondermann, Danielli Veiga Carneiro
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal de Rondônia (IFRO)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8668292429503482pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Cariacicapt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação profissional e tecnológica - EPTpt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4004424177280845pt_BR
ifes.advisorco.latteshttp://lattes.cnpq.br/8335710912224751pt_BR
ifes.course.underposgraduateEducação Profissional e Tecnológica
dc.contributor.memberSantos Júnior, Antônio dos
dc.contributor.memberAndrade, Mariella Berger
dc.contributor.memberPassos, Marize Lyra Silva
dc.contributor.memberSondermann, Danielli Veiga Carneiro
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9202-3888pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1163256313423554pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7937-1407pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7047-5018pt_BR
ifes.advisorco.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2044-1543pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record