Uso inovador e criativo de tecnologias digitais na educação profissional e tecnológica para cursos técnicos do programa Qualificar
dissertação de mestrado
RESUMO: As tecnologias digitais, usadas com inovação e criatividade, têm sido utilizadas para apoiar o processo educativo nas instituições de ensino, principalmente, por conta do momento pandêmico ocasionado pelo novo coronavírus (Covid-19). Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos professores em formação, de cursos técnicos do Programa Qualificar ES, quanto às possibilidades e aos desafios a partir da inserção das tecnologias na sua prática docente por meio de uma oficina pedagógica realizada à distância. A pesquisa foi aplicada, qualitativa, descritiva e participante, de caráter intervencionista, e teve como sujeitos de pesquisa os professores de cursos técnicos do Programa Qualificar ES. Na pesquisa, os professores, além de realizarem o curso Massive Open Online Courses (MOOC) Inovação, Criatividade e Tecnologias Digitais na Educação do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (CEFOR), participaram de uma oficina na qual fizeram a apresentação do planejamento de uma intervenção pedagógica proposta com base em uma webquest, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso MOOC, realizado como pré-requisito, e os conhecimentos adquiridos na própria oficina, em que foi aplicada a técnica dos Seis Chapéus do pensamento, proposta por Edward de Bono (2008), na qual os professores participantes da oficina se avaliaram colaborativamente. A pesquisa teve como foco contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem durante as aulas presenciais e não presenciais à distância, bem como apoiar e ajudar os educadores a planejarem aulas com criatividade e inovação por meio das tecnologias digitais apresentadas.
ABSTRACT: Digital technologies, with innovation and creativity, have been used to support the educational process in educational institutions, mainly due to the pandemic moment caused by the new coronavirus disease (Covid-19). This research aimed to analyze the perception of teachers in training, of technical courses of the Qualificar ES Program, regarding the possibilities and challenges from the insertion of technologies in their teaching practice through a pedagogical workshop carried out at a distance. The research was applied, qualitative, descriptive and participatory with an interventionist character and had as research subjects the teachers of technical courses of the Qualify ES Program. In the research, the teachers, in addition to taking the course Massive Open Online Courses (MOOC) Innovation, Creativity and Digital Technologies in Education at the Ifes Reference Center for Training and Distance Education (CEFOR), participated in a workshop in which they the presentation of the planning of a pedagogical intervention proposed based on a webquest using the knowledge acquired in the MOOC course, carried out as a prerequisite, and the knowledge acquired in the workshop where the technique of the Six Hats of Thinking proposed by Edward de Bono was applied (2008), in which the teachers participating in the workshop evaluated themselves collaboratively. The research focused on contributing to improve the teaching-learning process during face-to-face and non-face-to-face distance classes, as well as supporting and helping educators to plan classes with creativity and innovation through the digital technologies presented.
Redes Sociais