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Intervenção pedagógica apoiada em aprendizagem baseada em problemas : estudo de caso em disciplina inicial de programação para curso técnico de nível médio da área de informática

dc.contributor.advisorMoreto, Charles
dc.contributor.authorDetoni, Archimedes Alves
dc.date.accessioned2023-04-03T15:27:03Z
dc.date.available2023-04-03T15:27:03Z
dc.date.issued2022-12-21
dc.identifier.citationDetoni, Archimedes Alves. Intervenção pedagógica apoiada em aprendizagem baseada em problemas: estudo de caso em disciplina inicial de programação para curso técnico de nível médio da área de informática. 2022. 45 f. Monografia - Pós-graduação Latu Sensu em Práticas Pedagógicas. Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Santa Teresa, Santa Teresa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3094
dc.description.abstractRESUMO: O processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores tem sido amplamente explorado em estudos científicos devido aos desafios enfrentados por professores e estudantes da área. A construção desse conjunto de conhecimentos requer dos estudantes alto grau de raciocínio abstrato, além de empenho e autonomia no aprendizado. Os cursos de computação vêm sofrendo com altos índices de reprovação e evasão de seus estudantes, muitas vezes causadas pelo insucesso em disciplinas de programação. Geralmente, aqueles estudos apontam para a necessidade de mudanças nas práticas pedagógicas atuais, a fim de tornar a aprendizagem de programação mais atrativa e interativa, instigando o interesse e o engajamento dos estudantes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica que busca verificar os impactos da adoção de atividades pedagógicas fundamentada na metodologia PBL (Problem Based Learning), visando a melhoria da participação dos estudantes, de forma engajada, crítica, criativa e colaborativa nas atividades pedagógicas propostas na fase inicial do aprendizado de programação. Aliada a esta metodologia, como alternativa de tecnologia educacional, propõe a utilização da plataforma Scratch, uma ferramenta que facilita o aprendizado sobre seu uso e que possibilita uma abordagem lúdica e amigável no aprendizado inicial de programação.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The computer programming teaching process has been widely explored in scientific studies due to the challenges faced by teachers and students in the area. The building knowledge process requires a high level of abstract reasoning, as well as commitment and autonomy, from the computer programming students. Computing courses have been suffering from high rates of student failure and dropout, often caused by students failure in programming disciplines. Generally, those research point to the need for changes in current pedagogical practices, in order to make programming learning more attractive and interactive, instigating students' interest and engagement. In this sense, the present work presents a proposal for a pedagogical intervention that seeks to verify the impacts of the pedagogical activities adoption based on the PBL (Problem Based Learning) methodology, aiming at improving student participation in pedagogical activities proposed in the initial phase of programming learning, in an engaged, critical, creative and collaborative manner. Allied to this methodology, as an alternative educational technology, it proposes the use of the Scratch platform, a tool that facilitates learning about its use and that enables a playful and friendly approach in the initial learning of programming.pt_BR
dc.format.extent45 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherIfes - Campus Santa Teresapt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectProblem based learningpt_BR
dc.subjectEnsino de programaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleIntervenção pedagógica apoiada em aprendizagem baseada em problemas : estudo de caso em disciplina inicial de programação para curso técnico de nível médio da área de informáticapt_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localSanta Teresapt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4411878611669387pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1377906367679056pt_BR
ifes.course.underposgraduatePós-graduação Latu Sensu em Práticas Pedagógica
dc.contributor.memberLopes, Luis Carlos Loss
dc.contributor.memberDevelly, David Paolini
ifes.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5101-8628pt_BR
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1564868366884296pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1605-4914pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8799-7311pt_BR


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