O “estreito” entre ensino fundamental e médio : um estudo de caso dos ingressantes do curso técnico em administração integrado ao ensino médio do Ifes – campus Cariacica

Lisboa, Milane Borges (2022)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta dissertação foi fruto de estudo realizado no âmago do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – campus Vitória, linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), estimulada pelo questionamento de quais motivos um estudante aprovado em processo seletivo não manteria trajetória linear após ingresso no Ifes. A hipótese levantada foi existir problemática no aprendizado desse discente, culminando em um estreito entre as etapas da educação básica, separando-as como se fossem ilhas de conhecimentos. A investigação de natureza qualitativa, do tipo exploratória, teve como método o estudo de caso e objetivou compreender o papel exercido pelo Ifes na permanência e no êxito dos ingressantes das escolas públicas no curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral do Ifes – campus Cariacica. As discussões perpassaram pela origem e o papel social da escola, com aporte de autores como Castro (2005), Freire (2001), Libâneo (1992), Paro (2001, 2016), Peixoto (2009), Ramos (2014), e Saviani (2008b, 2011, 2012b); currículo, a partir de Apple (2002), Arroyo (2013), Duarte (2021a), Hypolito (2012), Malanchen (2014, 2016), Moura (2008), Saviani (2011, 2016), Silva (1996, 2010) e Young (2014); e acesso, permanência e êxito com Dore, Sales e Castro (2014), Dore e Luscher (2011) e Dubet (2004). As descobertas identificaram estreitos dentro das propostas curriculares e, uma vez que eles existem, atravessá-los é o caminho para atingir o êxito acadêmico. Para isso, as contribuições institucionais existentes precisam se mostrar palpáveis e acessíveis. Contudo, as ações oferecidas atualmente, embora relevantes, não são suficientes diante do afastamento das “placas tectônicas”, emergindo daí o produto educacional intitulado De aprovado a Jovem Titã: uma ponte para o êxito acadêmico. Esse material se trata de proposta de Projeto de Ensino, aproveitando os graduandos de Licenciatura da Instituição para, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem, diminuir os estreitos ao realizar a ampliação/reforço dos saberes acadêmicos dos ingressantes no interstício entre a matrícula e o início do período letivo, promovendo assim maior equidade acadêmica.

ABSTRACT: This dissertation was the result of a study carried out within the Graduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT) at Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) – Vitória campus, research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT). The study was stimulated by the questioning regarding which reasons a student approved in the selection process would have not to maintain linear trajectory after joining Ifes. The hypothesis raised was related to an issue in the student’s learning process, culminating in a strait between the stages of basic education, separating them as if they were islands of knowledge. The investigation was qualitative and exploratory, and it was developed using the method of case study. The aim was to understand the role played by Ifes in the permanence and success of students from public schools in the Technical Course in Administration Integrated to High School of Ifes – Cariacica campus. The discussions addressed the origin and social role of the school, with the contribution of authors such as Castro (2005), Freire (2001), Libâneo (1992), Paro (2001, 2016), Peixoto (2009), Ramos (2014), and Saviani (2008b, 2011, 2012b); curriculum, from Apple (2002), Arroyo (2013), Duarte (2021a), Hypolito (2012), Malanchen (2014, 2016), Moura (2008), Saviani (2011, 2016), Silva (1996, 2010) and Young (2014); and, access, permanence and success, with Dore, Sales e Castro (2014), Dore e Luscher (2011) e Dubet (2004). The results identified narrow paths within the curricular proposals and once they exist, crossing them is the way to achieve academic success. For this, institutional contributions need to be palpable and accessible. However, the actions currently offered, although relevant, are not enough in face of the distance from the “tectonic plates”, giving rise to the educational product entitled From approved to the Young Titan: a bridge to academic success. It is a proposal for a Teaching Project using the Virtual Learning Environment, and involving undergraduate students of the Institution to reduce the narrows by expanding/reinforcing academic knowledge of newcomers in the interstice between the enrollment and the beginning of the academic period, thus promoting greater academic equity.


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