Aplicação do Strategic Sourcing para melhoria do processo de compras de uma empresa prestadora de serviços
Trabalho de conclusão de curso
O presente trabalho tem como objetivo a utilização da metodologia do Strategic Sourcing para melhoria do processo de aquisição de produtos de uma organização prestadora de serviços de vulcanização e manutenção de correias transportadoras. Essa metodologia é composta por 7 etapas que tem o intuito de entender e desenvolver o mercado fornecedor, estudar a demanda de compras e trazer soluções alinhadas à estratégia da empresa. O processo de compras atual utilizado pelo setor de suprimentos possui característica reativa, ou seja, as aquisições só são realizadas por meio de uma solicitação e para cada demanda o valor foi cotado e negociado. Com o crescimento do número de compras emergenciais, da demanda e do tempo de finalização da compra, além da permanência do número de compradores, verificou-se a necessidade de estabelecer um processo mais eficiente e que reduza o trabalho operacional dos colaboradores. Por meio de uma pesquisa-ação foi adotado o Strategic Sorcing para as categorias de compras estratégicas o que resultou em um processo automatizado de compras que não possui o envolvimento de compradores uma vez que valores, forma de pagamento e entrega já foram negociados e permanecem fixos por um ano. Esse novo processo reduziu de 16 para 2 dias o tempo de aquisição dos produtos, além da redução de tempo gasto pelos compradores. O trabalho apresenta outros ganhos com essa aplicação, como a adoção de um procedimento de avaliação de desempenho dos fornecedores, determinação de critérios de seleção e acompanhamento das compras por meio de indicadores.
The objective of this work is to use the Strategic Sourcing methodology to improve the product acquisition process of an organization that provides vulcanization and conveyor belt maintenance services. This methodology is composed of 7 steps that aim to understand and develop the supplier market, study the purchase demand and bring solutions aligned to the company's strategy. The current purchasing process used by the supply sector has a reactive characteristic, that is, the acquisitions are only made through a request and for each demand the value was quoted and negotiated. With the growth in the number of emergency purchases, the demand, and the time to complete the purchase, besides the permanence of the number of buyers, the need to establish a more efficient process that reduces the operational work of the collaborators was verified. Through an action research project, Strategic Sourcing was adopted for the strategic purchasing categories, which resulted in an automated purchasing process that does not require the involvement of buyers, since values, payment methods, and delivery have already been negotiated and remain fixed for a year. This new process has reduced the procurement time from 16 to 2 days, in addition to reducing the time spent by buyers. The work presents other gains with this application, such as the adoption of a supplier performance evaluation procedure, determination of selection criteria, and follow-up of purchases by means of indicators.
- Engenharias717
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