Show simple item record

Communicative approach: uma experiência na aplicação de atividades para alunos do ensino fundamental regular

dc.contributor.advisorPerinni, Sanandreia Torezani
dc.contributor.authorSousa, Lucas Carvalho de
dc.date.accessioned2023-03-31T12:00:19Z
dc.date.available2023-03-31T12:00:19Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOUSA, Lucas Carvalho de. Communicative approach: uma experiência na aplicação de atividades para alunos do ensino fundamental regular. 2022. 36 f. Monografia (Pós-Graduação Latu Sensu em Práticas Pedagógicas) - Instituto Federal do Espírito Santo, Santa Teresa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3086
dc.description.abstractCom este projeto de pesquisa, buscou-se verificar como é o êxito nas atividades cujas tarefas possuem a abordagem do communicative approach aplicadas. Tarefas estas elaboradas em forma de questionários com questões abertas e fechadas, visando contemplar as diversas formas de avaliações e verificações do aprendizado. Os principais teóricos utilizados foram Charlot (2000) Lima (2017), Portela (2006), Vygotsky (2003 e 2005). O resultado possibilitou a verificação pontual dos itens de maiores acertos e maiores erros dos alunos que responderam os questionários, promovendo uma reflexão e a abertura de alternativas para novas práticas e possíveis alterações necessárias. A proposta sociointeracionista valoriza as atividades em grupo, a linguagem e o relacionamento interpessoal, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. A escolha da escola deu-se pelo fato de ter na proposta pedagógica o desenvolvimento da abordagem CLIL de forma a desenvolver as habilidades comunicativas em língua inglesa desde os anos iniciais até os anos finais do ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 6º ano e 9º ano do ensino fundamental, pois os mesmos estão em processo de desenvolvimento pessoal em que a comunicação é fundamental para mantê-los interessados e envolvidos com a disciplina, dito isto há um grande potencial do desenvolvimento da CA com o material que eles possuem em sala de aula. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, pois consiste no estudo que permita o amplo e detalhado conhecimento descrevendo o contexto no qual está sendo feita a pesquisa. Após as interpretações dos resultados, fica como sugestão de problema para novas pesquisas, os estudos de multivariáveis e as suas correlações com a aplicabilidade da communicative approach.pt_BR
dc.format.extent36 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectCommunicative approachpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleCommunicative approach: uma experiência na aplicação de atividades para alunos do ensino fundamental regularpt_BR
dc.typetccpt_BR
ifes.campusCampus_Santa_Teresapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
dc.description.affiliationIfesCampus_Santa_Teresapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7401761001831492pt_BR
ifes.course.underposgraduatePráticas Pedagógicas
dc.contributor.memberScalzer, Jaquelini
dc.contributor.memberReis, Renata Cristina Vieira


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record