Communicative approach: uma experiência na aplicação de atividades para alunos do ensino fundamental regular
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Com este projeto de pesquisa, buscou-se verificar como é o êxito nas atividades cujas tarefas possuem a abordagem do communicative approach aplicadas. Tarefas estas elaboradas em forma de questionários com questões abertas e fechadas, visando contemplar as diversas formas de avaliações e verificações do aprendizado. Os principais teóricos utilizados foram Charlot (2000) Lima (2017), Portela (2006), Vygotsky (2003 e 2005). O resultado possibilitou a verificação pontual dos itens de maiores acertos e maiores erros dos alunos que responderam os questionários, promovendo uma reflexão e a abertura de alternativas para novas práticas e possíveis alterações necessárias. A proposta sociointeracionista valoriza as atividades em grupo, a linguagem e o relacionamento interpessoal, partindo do pressuposto de que o desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. A escolha da escola deu-se pelo fato de ter na proposta pedagógica o desenvolvimento da abordagem CLIL de forma a desenvolver as habilidades comunicativas em língua inglesa desde os anos iniciais até os anos finais do ensino fundamental. O trabalho foi desenvolvido nas turmas de 6º ano e 9º ano do ensino fundamental, pois os mesmos estão em processo de desenvolvimento pessoal em que a comunicação é fundamental para mantê-los interessados e envolvidos com a disciplina, dito isto há um grande potencial do desenvolvimento da CA com o material que eles possuem em sala de aula. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, pois consiste no estudo que permita o amplo e detalhado conhecimento descrevendo o contexto no qual está sendo feita a pesquisa. Após as interpretações dos resultados, fica como sugestão de problema para novas pesquisas, os estudos de multivariáveis e as suas correlações com a aplicabilidade da communicative approach.
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