dc.contributor.advisor | Santos, Pollyana dos | |
dc.contributor.author | Silva, Alessandro Vasconcelos | |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T11:48:05Z | |
dc.date.available | 2023-03-30T11:48:05Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Alessandro Vasconcelos. Aproximações entre a EPT e a EJA: uma proposta pedagógica para articular trabalho, espaço geográfico e as experiências dos estudantes trabalhadores da EJA. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3082 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o movimento que se estabelece na relação trabalho e construção do espaço geográfico e como essa construção é vista
na ótica dos estudantes que compõe a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse
sentido, busca-se responder à questão problematizadora: Quais as possíveis
relações e significados que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos
estabelecem entre trabalho e a construção do espaço geográfico? O local de
realização da mesma foi uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo
localizada no município de Serra e teve como sujeitos estudantes da segunda etapa
da Educação de Jovens e Adultos. O estudo se desenvolveu no curso das aulas de
Geografia durante o primeiro semestre do ano letivo de 2022. Para iniciarmos essa
pesquisa temos como referenciais teóricos: Marx (1969) para fundamentar o
conceito de trabalho; Santos (2009), contribuindo com “conceito de espaço
geográfico” e com a perspectiva sobre “como enxergar o mundo através da meta
disciplina”; Frigotto (2012), com a concepção da “omnilateralidade” e “formação
humana integral” e Arroyo (2001) com sua perspectiva sobre “a Educação de Jovens
e Adultos”. O delineamento metodológico inclinou-se à abordagem qualitativa, de
natureza descritiva. Como técnicas e instrumentos para coleta de dados utilizamos
um questionário semiestruturado e uma roda de conversas que foram construídas
junto com alunos participantes da pesquisa no decorrer as aulas. Compõe etapa da
pesquisa, o desenvolvimento de uma sequencia didática que buscou aproximar tais
conceitos a partir da experiência dos sujeitos. Findada a pesquisa, observamos que
os discentes inicialmente não percebiam que o trabalho é responsável pela
construção do espaço que os circunda, porém, depois da roda de conversa e das
aulas, essa percepção da realidade por parte deles se aprofundou, entendendo
agora que o espaço geográfico é fruto do trabalho ao longo do tempo. Com base na
pesquisa empírica desenvolvida e na reflexão dos dados produzidos, a luz do
referencial teórico apresentou um produto educacional em forma de sequência
didática para professores de geografia do Ensino Médio na modalidade da EJA
trabalharem a relação entre trabalho e o espaço geográfico na perspectiva da
formação omnilateral desses sujeitos. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This research aims to understand the movement that is established in the
relationship between work and construction of the geographic space and how this
construction is seen from the perspective of the students who make up the Youth and
Adult Education (EJA). In this sense, we seek to answer the problematizing question:
How do Youth and Adult Education students associate work with the construction of
geographic space? The place of realization of the same was a school of the state
education network of Espírito Santo located in the municipality of Serra and had as
subjects students of the second stage of the Education of Youths and Adults. The
study was developed in the course of Geography classes during the first semester of
the 2022 academic year. To start this research we will have as theoretical references:
Marx (1969) to support the concept of work; Santos (2009), contributing with the
“concept of geographic space” and the perspective on “how to see the world through
the meta-discipline”; Frigotto (2012), with the concept of “omnilaterality” and “integral
human formation and Arroyo (2001) with his perspective on “Youth and Adult
Education”. The methodological design leaned towards a qualitative approach, of a
descriptive nature. As techniques and instruments for data collection, we used a
semi-structured questionnaire and a conversation circle that were built together with
students participating in the research during the classes. After the research, we
observed that the students initially did not realize that work is responsible for the
construction of the space that surrounds them, however, after the conversation circle
and the classes, this perception of reality on their part deepened, understanding now
that the geographic space is the result of work over time. Based on the data collected
during the research, we developed an educational product in the form of a teaching
project for high school geography teachers in the EJA modality to work on the
relationship between work and geographic space in the perspective of the omnilateral
formation of these subjects. | pt_BR |
dc.format.extent | 120 p. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.title | Aproximações entre a EPT e a EJA : uma proposta pedagógica para articular trabalho, espaço geográfico e as experiências dos estudantes trabalhadores da EJA | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Ciências Humanas | pt_BR |
ifes.researchArea | Educação | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Em Educação Profissional Tecnológica | |
dc.contributor.member | Resende, Aldo | |
dc.contributor.member | Santos, Pollyana dos | |
dc.contributor.member | Laffin, Hermínia Lage Fernandes | |
Redes Sociais