Aproximações entre a EPT e a EJA : uma proposta pedagógica para articular trabalho, espaço geográfico e as experiências dos estudantes trabalhadores da EJA

Silva, Alessandro Vasconcelos (2023)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o movimento que se estabelece na relação trabalho e construção do espaço geográfico e como essa construção é vista na ótica dos estudantes que compõe a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse sentido, busca-se responder à questão problematizadora: Quais as possíveis relações e significados que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos estabelecem entre trabalho e a construção do espaço geográfico? O local de realização da mesma foi uma escola da rede estadual de ensino do Espírito Santo localizada no município de Serra e teve como sujeitos estudantes da segunda etapa da Educação de Jovens e Adultos. O estudo se desenvolveu no curso das aulas de Geografia durante o primeiro semestre do ano letivo de 2022. Para iniciarmos essa pesquisa temos como referenciais teóricos: Marx (1969) para fundamentar o conceito de trabalho; Santos (2009), contribuindo com “conceito de espaço geográfico” e com a perspectiva sobre “como enxergar o mundo através da meta disciplina”; Frigotto (2012), com a concepção da “omnilateralidade” e “formação humana integral” e Arroyo (2001) com sua perspectiva sobre “a Educação de Jovens e Adultos”. O delineamento metodológico inclinou-se à abordagem qualitativa, de natureza descritiva. Como técnicas e instrumentos para coleta de dados utilizamos um questionário semiestruturado e uma roda de conversas que foram construídas junto com alunos participantes da pesquisa no decorrer as aulas. Compõe etapa da pesquisa, o desenvolvimento de uma sequencia didática que buscou aproximar tais conceitos a partir da experiência dos sujeitos. Findada a pesquisa, observamos que os discentes inicialmente não percebiam que o trabalho é responsável pela construção do espaço que os circunda, porém, depois da roda de conversa e das aulas, essa percepção da realidade por parte deles se aprofundou, entendendo agora que o espaço geográfico é fruto do trabalho ao longo do tempo. Com base na pesquisa empírica desenvolvida e na reflexão dos dados produzidos, a luz do referencial teórico apresentou um produto educacional em forma de sequência didática para professores de geografia do Ensino Médio na modalidade da EJA trabalharem a relação entre trabalho e o espaço geográfico na perspectiva da formação omnilateral desses sujeitos.

ABSTRACT: This research aims to understand the movement that is established in the relationship between work and construction of the geographic space and how this construction is seen from the perspective of the students who make up the Youth and Adult Education (EJA). In this sense, we seek to answer the problematizing question: How do Youth and Adult Education students associate work with the construction of geographic space? The place of realization of the same was a school of the state education network of Espírito Santo located in the municipality of Serra and had as subjects students of the second stage of the Education of Youths and Adults. The study was developed in the course of Geography classes during the first semester of the 2022 academic year. To start this research we will have as theoretical references: Marx (1969) to support the concept of work; Santos (2009), contributing with the “concept of geographic space” and the perspective on “how to see the world through the meta-discipline”; Frigotto (2012), with the concept of “omnilaterality” and “integral human formation and Arroyo (2001) with his perspective on “Youth and Adult Education”. The methodological design leaned towards a qualitative approach, of a descriptive nature. As techniques and instruments for data collection, we used a semi-structured questionnaire and a conversation circle that were built together with students participating in the research during the classes. After the research, we observed that the students initially did not realize that work is responsible for the construction of the space that surrounds them, however, after the conversation circle and the classes, this perception of reality on their part deepened, understanding now that the geographic space is the result of work over time. Based on the data collected during the research, we developed an educational product in the form of a teaching project for high school geography teachers in the EJA modality to work on the relationship between work and geographic space in the perspective of the omnilateral formation of these subjects.


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