Processo de alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental, em tempos de pandemia, baseado no ano letivo de 2020

Oliveira, Bruna Raiane Ficke Dettmann (2023)

tcc

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de alfabetização e letramento de alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental, do município de Santa Teresa/ES, no ano letivo de 2020, ano em que ocorreu a paralisação das aulas presenciais devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. A pesquisa foi desenvolvida com a revisão bibliográfica e também, sob o referencial teórico da Fenomenologia da Percepção desenvolvida por Maurice Merleau-Ponty. Pretende-se compreender as dificuldades ou facilidades encontradas durante esse tempo atípico, com o desenvolvimento e adaptação das aulas realizadas pelas professoras regentes de classe do 1º e 2º ano do ensino fundamental. Com o método Fenomenológico, buscou-se analisar o processo de ensino e aprendizado da alfabetização e letramento durante a suspensão das aulas presenciais. Diante dessa realidade, levantaram-se importantes questionamentos: a didática que foi desenvolvida e se a metodologia de ensino alcançou todos os educandos. Por fim, identificaram-se quais práticas pedagógicas foram mais eficazes e também, como os aprendizados que nós tivemos - professoras regentes - refletirão no aprimoramento de nossas práxis, com o retorno das aulas presenciais.


Collections: