Os desafios impostos pela pandemia da Covid-19 aos profissionais que atuam no transporte escolar

Morozewsky, Veronica Valbuza (2022)

tcc

RESUMO: A pandemia da covid-19 surgiu de maneira inesperada, transformando a rotina das pessoas, com efeitos em diversos setores da economia, e exigindo a adaptação de todos a uma "nova realidade". Os profissionais que atuam no transporte escolar tiveram que enfrentar vários desafios, devido ao fechamento das escolas e às recomendações para prevenção e combate à doença. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar os principais desafios enfrentados pelos profissionais autônomos que atuam no transporte escolar do município de Colatina - ES ao longo da pandemia. Para tal, optou-se por uma metodologia de vertente quali-qualitativa, natureza aplicada e finalidade descritiva. O instrumento de pesquisa consistiu num questionário, com questões abertas e fechadas, aplicado por meio de entrevistas. Dentre os principais resultados desta pesquisa, observa-se que o maior impacto sofrido foi no cenário financeiro, devido a paralisação em média de 1 a 2 anos de aulas presenciais, que impossibilitaram os desempenhos de transporte escolar.

ABSTRACT: The Covid-19 pandemic emerged unexpectedly, changing people's routine, as well as bringing several negative effects to various sectors of the economy, which had to adapt to a "new reality". The autonomous school transport carriers had to face several challenges, due to the closing of schools and the recommendations for preventing and combating the disease. Therefore, this study sought to analyze the main problems faced by these professionals in the Municipality of Colatina - ES. To this end, a qualitative-qualitative methodology was chosen, with an applied research and descriptive purpose. The research instrument consisted of a questionnaire, with open and closed questions, applied through interviews. Among the main results, it is observed that the greatest impact was on the financial scenario, due to an average stoppage of 1 to 2 years of face-to-face classes, which made school transport performance impossible.


Collections: