Avaliação pós-ocupação de casa-lar na cidade de Colatina-ES: a percepção dos usuários sobre o ambiente construído
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RESUMO: A moradia desempenha um papel importante no desenvolvimento dos indivíduos, porém alguns são privados desde a infância de ter um espaço em que se sintam acolhidos. Neste contexto, se destaca a situação de pessoas que precisam passar por instituições de acolhimento, realidade de milhares crianças e adolescentes afastados de suas famílias. Essas crianças e adolescentes carregam consigo experiências ruins, na maioria das vezes marcadas pela violência, abuso, abandono e/ou humilhação. Tendo em vista tais aspectos, e considerando a relação pessoa/ambiente destaca-se a Psicologia Ambiental, particularmente os conceitos de apropriação e pertencimento tratados por esta área do conhecimento. Sentir-se pertencente a uma nova comunidade é fundamental para estas crianças em situação de vulnerabilidade. E isso faz parte de um processo que se inicia com a apropriação, ou seja, quando o indivíduo tem o poder de exercer influência sobre o espaço em que vive. Neste sentido, a presente pesquisa realizou um estudo de caso em uma casa-lar localizada em Colatina no Espírito Santo, tendo como objetivo analisar como o espaço construído pode contribuir para o sentimento de pertencimento e apropriação das crianças e adolescentes residentes no local, e, indicar possibilidades de apropriação espacial viáveis de serem implantadas. Para compreender a relação pessoa-ambiente, adotou-se uma metodologia baseada na Avaliação Pós-Ocupação (APO) através dos instrumentos: Inventário Ambiental, Walkthrough, As Built, Mapa Cognitivo, Poema dos Desejos e Entrevista, com a finalidade de obter informações relativas ao projeto, uso da edificação, e quais são os anseios e necessidades dos usuários para com o local. Além de serem identificados alguns pequenos problemas, notou-se a vontade das crianças por mais espaços de lazer. Ao final foram indicadas algumas possibilidades de intervenção no local visando incrementar a apropriação do espaço com personalização de espaços pessoais e coletivos.
ABSTRACT: Housing plays an important role in the development of individuals, but some are deprived from childhood of having a space where they feel welcomed. In this context, the situation of people who need to go through shelter institutions stands out, the reality of thousands of children and adolescents away from their families. These children and adolescents carry bad experiences with them, most often marked by violence, abuse, abandonment and/or humiliation. In view of these aspects, and considering the person/environment relationship, Environmental Psychology stands out, particularly the concepts of appropriation and belonging dealt with by this area of knowledge. Feeling belonging to a new community is fundamental for these abandoned children. And this is part of a process that begins with appropriation, that is, when the individual has the power to influence the space in which he lives. In this sense, the present research carried out a case study in a home located in Colatina, Espírito Santo, with the objective of analyzing how the built space can contribute to the feeling of belonging and ownership of children and adolescents residing in the place, and, indicate viable possibilities of spatial appropriation to be implemented. In order to understand the person-environment relationship, a methodology based on the Post-Occupancy Assessment (POE) was adopted through the instruments: Environmental Inventory, Walkthrough, As Built, Cognitive Map, Poem of Desires and Interview, in order to obtain information regarding to the project, use of the building, and what are the desires and needs of the users towards the place. In addition to identifying some small problems, the children's desire for more leisure spaces was noted. At the end, some possibilities of intervention in the place were indicated, aiming to increase the appropriation of the space with personalization of personal and collective spaces.
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