dc.contributor.advisor | Amorim, Alexandre Cypreste | |
dc.contributor.author | Lopes, Matheus de Meira | |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T21:31:51Z | |
dc.date.available | 2023-03-23T21:31:51Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | LOPES, Matheus de Meira. Análise de desempenho térmico, acústico e lumínico em uma escola estadual de Colatina : EEEFM Geraldo Vargas Nogueira. 2022. 120 f.TCC (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, Colatina - ES. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/3055 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Geraldo Vargas Nogueira, a qual se encontra localizada no
bairro Lacê no município de Colatina-ES. O foco principal foi apresentar uma análise
de desempenho ambiental para duas salas de aula pertencentes a essa unidade de
ensino e, para isso, foram investigados valores médios e ideais estabelecidos pela
legislação, a fim de verificar se os ambientes se enquadravam dentro dos padrões
delimitados pelas normas. Os dados referentes a conforto acústico foram coletados
por meio de um decibelímetro e analisados mediante as diretrizes da ABNT NBR
10.152 (2019), onde foi constatado que a ineficiência acústica de ambos os espaços
estava atrelada a falta de elementos que pudessem favorecer um isolamento
adequado, já que todos os dados obtidos se mantiveram superiores ao índice médio
determinado pela norma. Para a coleta lumínica se utilizou um luxímetro, e os dados
obtidos foram contrapostos à NBR/ISO 8995-1 (2013), resultando em uma análise que
apontou para insuficiência de luz natural em ambas as salas, acompanhada de uma
má suplementação luz artificial. O último parâmetro analisado foi o nível de
temperatura e umidade do ar, fazendo o uso de um data logger e relacionando os
dados ali obtidos com a ABNT NBR 15.220-03 (2005) e a carta psicométrica de Givoni.
sendo possível verificar que os índices de conforto térmico se mantiveram, na sua
maioria, dentro da normalidade estabelecida pela Zona Bioclimática 8, a qual delimita
intervenções necessárias para um melhor condicionamento térmico. A partir destes
resultados, foram apresentadas propostas arquitetônicas a serem adotadas, visando
suplementar o déficit projetual e garantir uma melhora significativa no conforto
ambiental. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present work has as its object of study the State School of Elementary and Middle
Education Geraldo Vargas Nogueira, which is located in the Lacê neighborhood in the
municipality of Colatina-ES. The main focus was to present an environmental
performance analysis for two classrooms belonging to this teaching unit, for this,
average and ideal values established by the legislation were investigated, in order to
verify if the environments fit within the standards delimited by the norms. Data
regarding acoustic comfort were collected using a decibel meter and analyzed
according to the guidelines of ABNT NBR 10.152 (2019), where it was found that the
acoustic inefficiency of both spaces was linked to the lack of elements that could favor
adequate insulation, since all data obtained remained higher than the average index
determined by the norm. For the luminous collection, a luxmeter was used, and the
data obtained were compared to NBR/ISO 8995-1 (2013), resulting in an analysis that
pointed to insufficient natural light in both rooms, accompanied by poor artificial light
supplementation. The last parameter analyzed was the level of temperature and
humidity of the air, using a data logger and relating the data obtained there with ABNT
NBR 15.220-03 (2005) and the psiometric chart of Givoni, in this way it was possible
to verify that the thermal comfort indices remained mostly within the normal range
established by bioclimatic zone 8, which delimits necessary interventions for better
thermal conditioning. From these results, architectural proposals were presented to be
adopted, aiming to supplement the design deficit and guarantee a significant
improvement in environmental comfort. | pt_BR |
dc.format.extent | 120 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
dc.subject | Desempenho Acústico | pt_BR |
dc.subject | Desempenho lumínico | pt_BR |
dc.subject | Desempenho térmico | pt_BR |
dc.subject | Conforto ambiental | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho térmico, acústico e lumínico em uma escola estadual de Colatina: Eeefm Geraldo Vargas Nogueira | pt_BR |
dc.type | tcc | pt_BR |
dc.publisher.local | Colatina | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Colatina | pt_BR |
dc.description.affiliationIfes | Campus_Colatina | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/9884543324330516 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Arquitetura e Urbanismo | |
dc.contributor.member | Fassina, Sirana Palassi | |
dc.contributor.member | Maioli, Ricardo Nacari | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1886910824684050 | pt_BR |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/5184764951051851 | pt_BR |
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