Análise de desempenho térmico, acústico e lumínico em uma escola estadual de Colatina: Eeefm Geraldo Vargas Nogueira
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RESUMO: O presente trabalho tem como objeto de estudo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Geraldo Vargas Nogueira, a qual se encontra localizada no bairro Lacê no município de Colatina-ES. O foco principal foi apresentar uma análise de desempenho ambiental para duas salas de aula pertencentes a essa unidade de ensino e, para isso, foram investigados valores médios e ideais estabelecidos pela legislação, a fim de verificar se os ambientes se enquadravam dentro dos padrões delimitados pelas normas. Os dados referentes a conforto acústico foram coletados por meio de um decibelímetro e analisados mediante as diretrizes da ABNT NBR 10.152 (2019), onde foi constatado que a ineficiência acústica de ambos os espaços estava atrelada a falta de elementos que pudessem favorecer um isolamento adequado, já que todos os dados obtidos se mantiveram superiores ao índice médio determinado pela norma. Para a coleta lumínica se utilizou um luxímetro, e os dados obtidos foram contrapostos à NBR/ISO 8995-1 (2013), resultando em uma análise que apontou para insuficiência de luz natural em ambas as salas, acompanhada de uma má suplementação luz artificial. O último parâmetro analisado foi o nível de temperatura e umidade do ar, fazendo o uso de um data logger e relacionando os dados ali obtidos com a ABNT NBR 15.220-03 (2005) e a carta psicométrica de Givoni. sendo possível verificar que os índices de conforto térmico se mantiveram, na sua maioria, dentro da normalidade estabelecida pela Zona Bioclimática 8, a qual delimita intervenções necessárias para um melhor condicionamento térmico. A partir destes resultados, foram apresentadas propostas arquitetônicas a serem adotadas, visando suplementar o déficit projetual e garantir uma melhora significativa no conforto ambiental.
ABSTRACT: The present work has as its object of study the State School of Elementary and Middle Education Geraldo Vargas Nogueira, which is located in the Lacê neighborhood in the municipality of Colatina-ES. The main focus was to present an environmental performance analysis for two classrooms belonging to this teaching unit, for this, average and ideal values established by the legislation were investigated, in order to verify if the environments fit within the standards delimited by the norms. Data regarding acoustic comfort were collected using a decibel meter and analyzed according to the guidelines of ABNT NBR 10.152 (2019), where it was found that the acoustic inefficiency of both spaces was linked to the lack of elements that could favor adequate insulation, since all data obtained remained higher than the average index determined by the norm. For the luminous collection, a luxmeter was used, and the data obtained were compared to NBR/ISO 8995-1 (2013), resulting in an analysis that pointed to insufficient natural light in both rooms, accompanied by poor artificial light supplementation. The last parameter analyzed was the level of temperature and humidity of the air, using a data logger and relating the data obtained there with ABNT NBR 15.220-03 (2005) and the psiometric chart of Givoni, in this way it was possible to verify that the thermal comfort indices remained mostly within the normal range established by bioclimatic zone 8, which delimits necessary interventions for better thermal conditioning. From these results, architectural proposals were presented to be adopted, aiming to supplement the design deficit and guarantee a significant improvement in environmental comfort.
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