GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Alves, Carla Fracalossi (2022-12-15)

tcc

O uso do google sala de aula oferece auxílio aos docentes e discentes a fim de oferecer um aprendizado eficiente e de qualidade, portanto, o google sala de aula torna-se uma ferramenta potencial na aprendizagem dos estudantes. Nessa perspectiva o objetivo desse trabalho é demonstrar a eficiência e funcionalidade do Google Sala de Aula como ferramenta de aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa em tempos de pandemia para alunos do primeiro ano do ensino médio na EEEFM Polivalente de Linhares I. O público-alvo são alunos da 1ª série do vespertino de 2020 da escola, o tempo de duração dessa pesquisa foi o período de junho a setembro de 2020 e o espaço foi a escola citada acima. A coleta de dados foi realizada por meio de formulários gerados pelo próprio Google Sala de Aula, entrevistas lidas por meio de sites da Internet. Ao final do trabalho, foi realizada uma análise com a avalição de todos os dados coletados para compreender a importância do estudo com o uso do google sala de aula. A partir dos dados obtidos, pode-se inferir que a utilização desse ambiente trouxe novas perspectivas para o planejamento das aulas e para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem pelos professores. . Palavras-chave: Ferramentas digitais; Ensino remoto; Ensino médio. ABSTRACT The use of google classroom offers help to teachers and students in order to offer efficient and quality learning, therefore, google classroom becomes a potential tool in student learning. From this perspective, the objective of this work is to demonstrate the efficiency and functionality of google classroom as a learning tool for the Portuguese language subject in times of a pandemic for first year high school students at EEEFM Polivalente de Linhares I. The target audience are students of the 1st grade of the school's 2020 afternoon, the duration of this research was the period from June to September 2020 and the space was the school mentioned above. Data collection was carried out using forms generated by Google Sala de Aula itself, interviews read through Internet sites. At the end of the work, an analysis was carried out with the evaluation of all the data collected to understand the importance of the study with the use of google classroom. From the data obtained, it can be inferred that the use of this environment brought new perspectives for the planning of classes and for the understanding of the teaching and learning process by teachers. Keywords: Digital tools; Remote teaching; High school.