A ressignificação da dança na Educação Física escolar pelos propósito das inteligências múltiplas de Haward Garner

Pimentel, Hozana Martins ; Diascânio, José Maurício (2023)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo trata da ressignificação da prática da dança na escola através das inteligências múltiplas apontadas pelo pensador Haward Gardner, onde, de forma prazerosa, o indivíduo tem possibilidades de aprender reconstruindo ritmos, estímulos antes desprezados e através da dança reaprendendo a valorizar cada estimulo despertado pelas inteligências múltiplas de Gardner, através da superação de desafios. Despertar de novas inteligências dos alunos em ambiente escolar é a contribuição desta investigação, seja o fato que a inteligência humana poderá ser desenvolvida e cabe ao profissional de educação física, ser comprometido e sensível, observando o indivíduo como um ser único dentro da sua complexidade.

ABSTRACT: This article deals with the resignification of dance practice in school through the multiple intelligences pointed out by the thinker Haward Gardner, where, in a pleasurable way, the individual has learning possibilities rebuilding rhythms, stimuli previously despised and through dance relearning to value each stimulus aroused by Gardner's multiple intelligences, overcoming challenges. Awakening of new intelligences in school environment is Gardner's greatest contribution, be the fact that human intelligence can be developed and it is up to the physical education professional be compromised and sensitive, observing the individual as a unique beingwithin his complexity.


Collections: