O pátio escolar como espaço de interação : proposta em uma escola pública na cidade de Colatina-ES
tcc
RESUMO: O ambiente escolar se faz presente na vida do ser humano desde os seus primeiros anos de vida e muitas vezes esse ambiente não está preparado para oferecer aos indivíduos, o sentimento de se estar em um espaço acolhedor, confortável e capaz de promover além de boas relações, a certeza de que aquele local foi pensado e planejado para que a criança possa aproveitar o seu pleno desenvolvimento. Atrelado a isso, é muito comum notar que na maioria das escolas públicas do Brasil, o espaço do pátio escolar é de certa forma negligenciado, visto que carecem de componentes que os tornem agradáveis e suscetíveis ao estabelecimento de boas relações sociais. Neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo analisar os pátios de uma escola pública na cidade de Colatina/ES, visando entender como o ambiente construído pode influenciar o comportamento das crianças usuárias do espaço, fundamentando-se em alguns conceitos da Psicologia Ambiental, tais como o pertencimento e a apropriação. Através da metodologia da Avaliação Pós-Ocupação, foi possível avaliar os pátios do objeto de estudo escolhido, utilizando-se de instrumentos que se baseiam na opinião do usuário – mapa cognitivo, poema dos desejos e entrevista semi-estruturada, assim como na análise técnica do especialista – diário de campo, walkthrough, inventário ambiental e mapa comportamental. Os resultados obtidos indicaram que os pátios da escola analisada possuem problemas relacionados tanto ao conforto ambiental, quanto à sua estrutura, visto que carecem de componentes capazes de transformar o espaço em um lugar com significados para a criança, onde boas relações possam ser estabelecidas, assim como o sentimento de apropriação e pertencimento para com o local. Baseando-se nos resultados, foi possível desenvolver um quadro de diretrizes projetuais, assim como uma proposta de intervenção para os espaços em questão. Acredita-se que o projeto de intervenção proposto atende aos conceitos e requisitos estudados na pesquisa de literatura apresentada, assim como também aborda as informações coletadas nas análises dos instrumentos da APO. Constata-se a importância de se projetar espaços que se moldem de acordo com a necessidade de seus usuários e que apresentem soluções voltadas ao protagonismo infantil.
ABSTRACT: The school environment exists in the life of human beings since their early years of life and often this environment is not prepared to offer to the individuals the feeling of being in a welcoming and comfortable space capable of promoting, not only good relationships, but also the certainty that, that place was designed and planned so that the child can enjoy his full development. Linked to this, it is very common to note that in most public schools in Brazil, the schoolyard space is somewhat neglected, since they lack components that make them pleasant and susceptible to the establishment of good social relationships. In this sense, the present research aims to analyze the courtyards of a public school in the city of Colatina/ES, in order to understand how the built environment can influence the behavior of the children who use the space, based on some concepts of Environmental Psychology, such as belonging and appropriation. Through the methodology of the Post-Occupancy Assessment, it was possible to evaluate the patios of the chosen object of study, using instruments that are based on the user's opinion - cognitive map, wish poem and semi-structured interview, as well as technical analysis from the specialist – field diary, walkthrough, environmental inventory and behavioral map. The results obtained indicate that the courtyards of the analyzed school have problems related to both environmental comfort and its structure, since they lack components capable of transforming the space into a place with meaning for the child, where good relationships can be established, as well as the feeling of ownership and belonging to the place. Based on the findings, it was possible to develop a framework of design guidelines, and also an intervention proposal for the spaces in question. It is believed that the proposed intervention project meets the concepts and requirements studied in the presented literature research, as well as addresses the information collected in the analyzes of the POA instruments. There is the importance of designing spaces that are shaped according to the needs of their users and that present solutions aimed at children's protagonism.
Redes Sociais