Metodologias ativas e o aprendizado do ensino técnico em elétrica no novo contexto escolar
tcc
RESUMO: A preocupação básica desse estudo é ecoar sobre o papel das dificuldades da aprendizagem no Ensino Técnico Profissionalizante a Distância e como o uso de metodologias ativas através da plataforma Google For Education® pode diminuir essas dificuldades. Por conta da pandemia causada pela Covid-19, as escolas tiveram suas aulas suspensas e o modelo utilizado pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para o ensino Técnico em Elétrica, foi a continuidade do ano letivo com o ensino remoto. Apesar de ter sido mais viável no momento, esse tipo de ensino trouxe diversos problemas tanto para os professores e como para os estudantes, em termos de aprendizagem, por ser um curso técnico na área industrial e que requer muitas atividades práticas. Nesse caso, a proposta de intervenção pedagógica objetivou incentivar os aprendizes a serem os protagonistas em busca do conhecimento. Os estudantes do curso Técnico em Elétrica utilizaram as metodologias ativas com o apoio da plataforma Google For Education®, durante as aulas remotas, para adquirir conhecimento na prática da disciplina Instalações Elétricas Prediais. Um dos objetivos da intervenção foi, por meio das metodologias ativas e de recursos tecnológicos, aplicar os conceitos estudados na vida cotidiana dos estudantes. O uso de metodologias ativas colocou os estudantes como protagonistas e o professor assumiu o papel de mediador, mantendo-se a relação entre o professor/estudante, indispensáveis para o sucesso no processo educacional e professional. Posto isto, a utilização das metodologias ativas junto com a ferramenta tecnológica coadjuvou o instrutor a chegar no método de ensino aprendizagem dos educandos.
ABSTRACT: The basic concern of this study is to echo the role of learning difficulties in distance vocational Technical Education and how the use of actives methodologies through the for Education® platform can minimize these difficulties. Due to the model of national teaching by Covid-19, schools had their classes used by SENAI (Industrial Service), for the Electrical Technician, it was the continuity of the school year with the remote. Despite having been more viable teaching at the time, this type brought several different ones for both teachers and students, in terms of learning, because it is a technical course in the industrial area and that many practices. In this case, a pedagogical intervention proposal aimed at the learners to be protagonists in the search for knowledge. Students of the Electrical Technician course will use as active methodologies with the support of the Google for Education® platform, during remote class, for knowledge in the practice of the Building Electrical Installations discipline. An intervention objective was, through technological methodologies, to apply the studies in everyday life. The use of methodologies placed the students and the teacher replacing the role of mediator, maintaining the relationship with the teacher/student, between the protagonist or the successor in the educational and professional process. That said, the use of active methodologies together with the technological tool supporting the instructor to arrive at the learning method of the students.
Redes Sociais