Análise dos espaços livres no Centro de Colatina – ES com base no índice de caminhabilidade do ITDP (Icam)
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RESUMO: A caminhabilidade é um parâmetro qualificador dos espaços designados aos pedestres, e atualmente, o ato de caminhar é o meio de locomoção mais utilizado pela população mundial, de forma geral. Apesar disso, mesmo que as legislações urbanísticas utilizem alguns parâmetros, de forma direta ou indireta ao Índice de Caminhabilidade, o índice de caminhabilidade ainda não foi implementando, de forma plena, como ferramenta de avaliação e de suporte para a tomada de decisões em busca de uma melhoria das vias. Em vista disso, o objetivo desse trabalho de conclusão de curso (TCC), é atualizar os indicadores do Índice de Caminhabilidade para a versão 2.0, e trazer diretrizes e estratégias a fim de alcançar a nota máxima possível na região central de Colatina-ES. A metodologia utilizada nesse trabalho abrange a revisão da literatura; a escolha de um estudo de caso; a caracterização da região escolhida; a atualização do Índice de Caminhabilidade (iCam) analisado por Baptista (2017), e criado pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil, 2018); sobreposição de informações dos trabalhos de Baptista (2017) e Fabres (2019); e indicação de diretrizes e estratégias para a melhoria da região estudada. Inicialmente, no trabalho de Baptista (2017), o índice das vias analisadas foi considerado de aceitável à insuficiente e, após a atualização, transposição, comparação de informações e dados, juntamente com a indicação de propostas e diretrizes, passou a ser considerado de bom à ótimo. Este resultado se mostrou bastante satisfatório, visto que pontuações que inicialmente eram 0 (zero), caracterizadas como insuficientes; tornaram se 3 (três), caracterizadas como ótimas; com a aplicação dos princípios da caminhabilidade. Assim, procurou-se com esse TCC, trazer um olhar atento ao pedestre e chamar a atenção para a importância de políticas públicas que incorporem pessoas nos planejamentos urbanísticos.
ABSTRACT: Walkability is a qualifying parameter of spaces designated for pedestrians, and currently, the act of walking is the most used means of locomotion by the Brazilian population. Despite this, urban legislation has not yet implemented the Walkability Score as an evaluation and support tool for decision-making in search of road improvement. In view of this, the objective of this work is to update the Walkability score indicators to version 2.0, and to bring guidelines and strategies in order to achieve the maximum possible score in the central region of Colatina-ES. The methodology used in this work covers the literature review; the choice of a case study; the characterization of the chosen region; the update of the Walkability Index (iCam) analyzed by Baptista (2017), and created by the Institute of Transport and Development Policies (ITDP Brasil, 2018); overlapping information from the works of Baptista (2017) and Fabres (2019); and indication of guidelines and strategies for the improvement of the studied region. Initially, in the work of Baptista (2017), the index of the routes analyzed was considered from acceptable to insufficient and, after updating, transposition, comparison of information and data, together with the indication of proposals and guidelines, it started to be considered good at great. This result proved to be quite satisfactory, since scores that were initially 0 (zero), characterized as insufficient; became 3 (three), characterized as excellent; with the application of the principles of walkability. Thus, with this CBT, we sought to bring a close look to the pedestrian and draw attention to the importance of public policies that incorporate people into urban planning.
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