Práticas de ensino e aprendizagem na disciplina de metodologia científica no curso de engenharia civil
tcc
RESUMO: A disciplina de Metodologia Científica, geralmente é ofertada no início dos cursos de engenharia e tem conteúdos que podem ser aplicados tanto nos projetos acadêmicos, como nos projetos de conclusão de curso (TCC), além dos projetos de iniciação científica que os alunos desenvolvem no decorrer dos cursos. O objetivo deste projeto é propor uma intervenção pedagógica na disciplina de Metodologia Científica com ênfase no desenvolvimento de projetos de iniciação científica nos cursos de engenharia civil do Ifes. Sugere-se que a intervenção proposta seja realizada no Ifes – Campus Vitória e o público-alvo são os alunos do curso de Engenharia civil, matriculados na disciplina Metodologia Científica. A proposta baseia-se em despertar uma atitude problematizadora, na qual o aluno torna-se protagonista na resolução de problemas que estabelecem relações entre a reflexão e a experiência prática. Para tanto, será trabalhada a escrita de projetos de iniciação científica com apoio de professores que atuam em outras disciplinas no curso. Desta forma, os assuntos dos projetos podem abarcar um espectro maior de assuntos abordados durante o curso. O objetivo da aprendizagem será que os alunos escrevam projetos de iniciação científica que tenham possibilidade de serem executados posteriormente, no decorrer do curso, com a orientação de professores que estarão participando desta prática. Para tanto, será utilizada a tecnologia de informação de desenho de projetos Project Model Canvas como ferramenta para organização e apresentação dos projetos que serão elaborados durante a disciplina. Espera-se a proposta da intervenção proposta auxilie o processo de aprendizagem do aluno, para que ele se torne protagonista no processo de ensino aprendizagem, por meio de uma prática pedagógica interdisciplinar e colaborativa. Almeja-se também que essa prática pedagógica proposta promova o engajamento dos estudantes, assim como melhore seu desempenho no curso como o todo, pois permitirá uma aplicação prática do conhecimento adquirido em outras disciplinas, como também uma análise de forma crítica das necessidades da sociedade.
ABSTRACT: The Scientific Methodology discipline is usually offered at the beginning of engineering courses and has content that can be applied both in academic projects and in course completion projects (TCC), in addition to scientific initiation projects that students develop during the course of the course. of the courses. The objective of this project is to propose a pedagogical intervention in the discipline of Scientific Methodology with an emphasis on the development of scientific initiation projects in civil engineering courses at Ifes. It is suggested that the proposed intervention be carried out at Ifes - Campus Vitória and the target audience are students of the Civil Engineering course, enrolled in the Scientific Methodology discipline. The proposal is based on awakening a problematizing attitude, in which the student becomes a protagonist in the resolution of problems that establish relationships between reflection and practical experience. To this end, the writing of scientific initiation projects will be worked on with the support of teachers who work in other subjects in the course. In this way, the subjects of the projects can encompass a wider spectrum of subjects covered during the course. The objective of the learning will be that the students write projects of scientific initiation that have the possibility of being executed later, during the course, with the guidance of professors who will be participating in this practice. For this purpose, the project design information technology called "Project Model Canvas" will be used as a tool for organizing and presenting the projects that will be developed during the course. The proposed intervention is expected to help the student's learning process, so that he becomes a protagonist in the teaching-learning process, through an interdisciplinary and collaborative pedagogical practice. It is also hoped that this proposed pedagogical practice will promote student engagement, as well as improve their performance in the course as a whole, as it will allow a practical application of the knowledge acquired in other disciplines, as well as a critical analysis of the needs of society
Redes Sociais