As fontes externas de conhecimento relacionam-se com o sucesso dos projetos de inovação?
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Os programas públicos de incentivo à Pesquisa de Desenvolvimento (P&D) proporcionam o acesso ao conhecimento, criação e comercialização de novos produtos, o que é fundamental para ampliar a produtividade das empresas, tornandoas mais competitivas. Entretanto, inovação não ocorre de forma isolada, sendo essencialmente um processo coletivo e interativo entre uma ampla variedade de atores. Há fontes de conhecimento às quais as empresas podem recorrer, e são classificadas como internas, por exemplo, o departamento interno de P&D, ou externas, que contemplam as relações de feedback com clientes, fornecedores e a relação das empresas com universidades. Tais fontes de conhecimento incorporam importantes elementos de conhecimento experimental. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação de múltiplas fontes de conhecimento externo no sucesso de uma inovação em micro e pequenas empresas. Foi realizada a análise entre as variáveis quantidade de relações com as fontes de conhecimento e a quantidade de produtos comercializados para serem buscadas as evidências de relações que as fontes exerceram sobre o sucesso de inovação das empresas respondentes. Como resultado, tem-se que apesar de a média de produto comercializado por empresa ser maior sempre que a empresa fez algum tipo de relação de cooperação, a correlação linear de Pearson não se mostrou forte em nenhuma das relações, o que significa que não necessariamente mais relações de cooperação com fontes externas de conhecimento se relaciona com mais produtos comercializados. Consequentemente, mais relações com cada tipo de fonte externa de conhecimento não significa maior sucesso nos projetos de inovação. Por fim, foi realizado o teste de Shapiro-Wilk para testar a normalidade dos dados. Como não apresentaram uma distribuição normal, não pôde ser realizado o Teste de Hipóteses.
Public incentive programs for Research and Development (R&D) provide access to knowledge, creation and commercialization of new products, which is fundamental to increase the productivity of companies, making them more competitive. However, innovation does not occur in isolation, but is essentially a collective and interactive process among a wide variety of actors. There are sources of knowledge to which companies can turn, and they are classified as internal, for example, the internal R&D department, or external, which contemplate feedback relationships with customers, suppliers, and the relationship of companies with universities. Such knowledge sources incorporate important elements of experiential knowledge. The present work has the general objective of analyzing the relationship of multiple sources of external knowledge in the success of an innovation in micro and small companies. The analysis between the variables quantity of relations with knowledge sources and quantity of commercialized products was carried out in order to seek evidence of the relations that the sources exerted on the success of innovation in the responding companies. As a result, it can be seen that although the average number of products commercialized per company was higher whenever the company had some kind of cooperative relationship, Pearson's linear correlation was not strong in any of the relationships, which means that more cooperative relationships with external sources of knowledge does not necessarily correlate with more commercialized products. Consequently, more relationships with each type of external knowledge source does not mean greater success in innovation projects. Finally, the Shapiro-Wilk test was performed to test the normality of the data. As it did not present a normal distribution, the Hypothesis Test could not be performed.
- Engenharias643
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