Possibilidade de ensino para a formação inicial de professores(as) de educação física na educação infantil
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Dado que entendemos a educação infantil como um nível de ensino a ser desenvolvido na educação básica e a educação física escolar como um componente curricular da educação, esta pesquisa teve como objetivo promover uma proposta de ensino que investigasse a figura do professor(a) de educação física na educação infantil à luz da (in)justiça social na formação inicial de professores(as) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Percebendo a falta de professores(as) especialistas nessa área e nesse nível de ensino, são necessárias pesquisas mais aprofundadas que contemplem tal temática na literatura. Dessa maneira, deveria participar da pesquisa uma turma de graduandos(as) regularmente matriculados(as) na disciplina de Educação Física na Educação Infantil da UFC, no período letivo de 2021.1, configurado em ensino remoto. Devido às implicações da pandemia da covid-19, esta pesquisa foi concluída sem a ida a campo, necessária para que fossem alcançados todos os objetivos propostos. Dessa forma, a fim de atender a todos os protocolos de saúde desse período, a pesquisa traz uma proposta de ensino idealizada para a turma que participaria efetivamente do trabalho. A partir dos resultados desta pesquisa, é possível promovermos uma participação de professores(as) de educação física na educação infantil pautada em uma formação inicial mais crítica e reflexiva, além de discussões sobre temáticas necessárias a serem desenvolvidas nesse ambiente.
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